sábado, 31 de dezembro de 2011

COLAÇÃO DE GRAU 2011

 Os alunos das duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental do Liceu colaram grau no último dia 29 (quinta-feira). A cerimônia foi coordenada pelas professoras Rosângela Dantas e Márcia Mara e teve como Mestra-de-Cerimônias a Técnica Pedagógica Wânia do Socorro. A diretora do Liceu Janice Lima fez a abertura oficial do evento, que lotou o auditório da Escola, com a presença significativa da comunidade escolar e dos familiares dos alunos concluintes.
Texto: Prof. José Carlos 
        Mestra-de-cerimônias                       Diretora do Liceu
           Wânia do Socorro                            
Janice Lima

                    Coordenador Geral                          Secretária do Liceu
                Alcemir Rodrigues                              Isabel Furtado       
                                     

Auditório lotado
Apresentação do Coral
Colandos 2011
Colandos 2011
Profª Rosângela Dantas: entrega do Certificado


Profª Márcia Mara: entrega do Certificado




Profª Míriam: entrega do Certificado

Encerramento da EJA 2011

No dia 22/12 (quinta-feira) a EJA do Liceu encerrou o ano letivo de 2011, com a presença de um representante da Equipe Técnica da EJA, coordenadoras, secretária do Liceu, professores, alunos e familiares. O Administrador Raimundo Monteiro coordenou a cerimônia, que constou da apresentação, em vídeo, dos trabalhos desenvolvidos pela EJA ao longo do ano; dramatização de um auto de Natal, pelos alunos das Professoras Cleonice Paiva e Marluce Amaral; leitura de uma mensagem de Natal pela Rádio Escola "Novo Sonho", composta pelos alunos da Professora Socorro Mascote. Para finalizar a cerimônia, os alunos concluintes receberam as homenagens dos professores e professoras e do aluno concluinte Daniel.
Texto e Postagem: Prof. José Carlos
Raimundo Monteiro

Representante da ETEJA/SEMEC          Secretária do Liceu: Isabel Furtado
          Prof. Francisco Carvalho                                Prof. Jorge Azeredo
     Profª Marluce Amaral

Auto de Natal: alunos das Professoras Cleonice Paiva e Marluce Amaral

Rádio "Novo Sonho": Mensagem de Natal - alunos da Profª Socorro Mascote
Concluintes da EJA 2011

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Homenagem à Profª JACQUELINE LUZ

O Liceu Escola "Mestre Raimundo Cardoso" homenageia a Professora Jacqueline Luz pelo sucesso alcançado nas suas atividades, desenvolvidas na Turma 101 da Educação Infantil. 
Postagem: Prof. José Carlos 


Faixa em homenagem à Profª Jacqueline Luz
Profª Jacqueline Luz com seus alunos e alunas

Profª Jacqueline Luz com os alunos e pais de alunos





sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Informativo da V Mostra Cultural do Liceu

 Os alunos Lomar SargesWellington SampaioVictoria AlteroPatrick Teixeira e Willian Cavalcante, da turma 702, integrantes da Equipe de Comunicação da Sala de Informática Educativa, elaboraram o Informativo da V Mostra Cultural do Liceu.
Postagem: Prof. José Carlos
Coordenador Alcemir com a Equipe de Comunicação
Wellington, Victoria e Willian




Divisão do Pará: políticos seriam os mais beneficiados


Os principais beneficiados com uma provável divisão do Pará para criação dos Estados de Carajás (sul e sudeste) e Tapajós (oeste) seriam as lideranças políticas, segundo estudo do cientista político Roberto Corrêa, professor da Universidade Federal do Pará. A pesquisa aponta que os atuais líderes das frentes pró-Carajás e pró-Tapajós seriam eleitos nos primeiros lugares em pleitos nos novos Estados. Mas as lideranças políticas do Pará remanescente, como seria chamado o Estado do Pará que restaria com a divisão, também seriam beneficiadas com os votos do território menor.
Corrêa fez comparações e montou tabelas, que mostram os deputados federais e estaduais eleitos em 2010, a partir do número de votos, colocação no ranking dos eleitos, utilizando os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Desta forma, os atuais deputados estaduais que representam as regiões do Carajás, por exemplo, pulariam inúmeras casas decimais, chegando às primeiras colocações, se a disputa eleitoral fosse apenas na região do Carajás. Os deputados Tião Miranda (PTB), eleito na 13ª colocação, daria um salto para o primeiro lugar na eleição; Bernadete Ten Caten (PT) saltaria da 20ª colocação para o 2º lugar e Tetê Santos (PSDB) que conseguiu apenas a suplência, na eleição 2010, seria eleita em 3ºlugar.
Já os deputados federais a situação seria a seguinte: Asdrúbal Bentes (PMDB), eleito na última colocação (17° lugar) seria o primeiro colocado se os votos dependessem apenas dos eleitores do Carajás; Giovanni Queiroz (PDT) saltaria da 16ª colocação para o 2º lugar e Zequinha Marinho (PSC) pularia do 7° lugar para o 3°.
Fonte: http://www.diarioonline.com.br/noticia-178537-politicos-seriam-os-mais-beneficiados-na-divisao.html
Pesquisa: Wellington Sampaio (702)
Postagem: Prof. José Carlos

Divisão do Pará tiraria receitas de vizinhos pobres


Proposta de divisão do Pará

Se a divisão do Pará em três territórios for aprovada no plebiscito do próximo domingo, a “conta” da criação dos Estados de Tapajós e Carajás poderá ser paga por todas as unidades da Federação, principalmente pelas mais pobres. O motivo seria o ingresso de dois novos beneficiários no Fundo de Participação dos Estados (FPE), um “bolo” de recursos oriundos de impostos federais que a União divide, atualmente, em 27 partes.
Com a eventual redivisão do bolo por 29, o que terá de ser estabelecido em lei até o final de 2012, o mais provável é que todos os atuais Estados tenham perdas - mas elas seriam proporcionalmente mais significativas para aqueles mais dependentes da União, com baixa arrecadação própria de impostos, ou seja, das áreas menos desenvolvidas do Norte e do Nordeste. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (Agência Estado)
Fonte: http://www.diarioonline.com.br/noticia-178544-divisao-tiraria-receitas-de-vizinhos-pobres.html
Pesquisa: Patrick Teixeira (702) 
Postagem: Prof. José Carlos

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

V Mostra Cultural: Gêneros Textuais

Profª Edna Santos
 Profª Edna Santos, com as parcerias das Salas de Informática Educativa (Prof. José Carlos e Arinete Santos), da Bilbioteca (Priscila Melo) e da disciplina Língua Estrangeira-Inglês (Profª Joana D'Arc), apresentou o projeto Os diferentes gêneros textuais e a construção do sujeito a partir dos contos de fadas, que teve como objetivo fazer uso dos gêneros textuais na sala de aula, na biblioteca e na sala de informática educativa, ampliando e solidificando a competência visual, crítica, linguística e discursiva dos alunos.
Nas Salas de Informática Educativa, os alunos criaram histórias em quadrinhos; escanearam as HQs criadas em sala de aula, editaram imagens nos programas Gimp e KolourPaint; e editaram HQs no programa Hagáquê.
Texto: Victória Altero (702)
Revisão e Postagem: Prof. José Carlos



Sala de Informática Educativa
Sala de Informática Educativa
Sala de Informática Educativa
Sala de Informática Educativa
Digitalização de imagens

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

MOSTRA DE SABERES 2011

O Liceu Escola de Artes e Ofícios “Mestre Raimundo Cardoso” esteve brilhantemente presente na Mostra de Saberes 2011 da Rede Municipal de Ensino – Educação Infantil e Ensino Fundamental, no sábado, dia 19/11/11, de 9h às 12h, no Centur. O evento teve por objetivo socializar as experiências pedagógicas desenvolvidas durante o ano de 2011 nos diversos espaços educativos das escolas e unidades pedagógicas da rede municipal de Belém, com o tema “Belém, cidade educadora”. O Ensino Fundamental apresentou o projeto “Geometria e o grafismo marajoara: conexão entre o saber e o fazer”, desenvolvido com os alunos do 1° ano do CFIV (701, 702 e 703).
No stand do Liceu foi apresentado ao grande número de pessoas presentes uma amostragem de telas de pintura inspiradas em peças de cerâmica, tangram adaptado ao grafismo marajoara, dentre outras produções dos alunos. A escola também foi honrada com premiações de medalhas: aluna Ester da Silva Ferreira (melhor redação sobre o ECA) e Ivo Palheta Mendes, que, dentre os 838 alunos do CFIV que participaram do Simulado para a Prova Brasil, acertou todas as questões de Língua Portuguesa e Matemática, obtendo o 1° LUGAR GERAL DO SIMULADO. Todas as atividades foram organizadas pela SEMEC – grupos de Formação de Língua Portuguesa e de Matemática.
Texto: Profª Rosângela Dantas










Ivo Mendes e Ester Ferreira
Ivo Palheta Mendes - 1º Lugar