segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DIA DO PROFESSOR


O dia do professor é comemorado em 15 de outubro.
Os professores merecem salários mais justos,
pois lidam com a educação de um país.
Durante seu período de formação, esse profissional desenvolve habilidades que o ajudará a lidar com crianças e jovens que estão em fase escolar, como metodologias de trabalho e didática de ensino.
Hoje em dia os professores têm um papel social maior, estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram muito de uns anos pra cá.
O professor deixou de ser visto como o todo poderoso da sala de aula, o detentor do saber, o dono da razão, e foi reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula.
Isso acontece em razão de seu modo de agir, a maneira como conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos levam consigo, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos.
A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.
Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, a escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.
A ideia de fazer do dia um feriado surgiu em São Paulo, com o professor Salomão Becker, que propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências etc.
A reunião foi um sucesso e por este motivo outras escolas passaram a adotar a data, até que ela se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.
Anos depois a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.
Por Jussara de Barros
Postado por Prof. José Carlos.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

LICEU PARTICIPA DO LIMPA BRASIL LET’S DO IT!

O Limpa Brasil Let’s do it! chegou a Belém e o Liceu participou do movimento nos dias 26 e 30 de setembro de 2012.
O Limpa Brasil Let’s do it! é um movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente! A ideia é convidar os cidadãos para ajudar a limpar suas cidades em um dia. E incentivar a reflexão para a mudança do hábito de jogar lixo fora do lixo.
O projeto nasceu na Estônia e foi trazido ao Brasil pela empresa Atitude Brasil, com a colaboração da UNESCO. Aqui, devido à extensão territorial e ao hábito ainda muito enraizado de jogar lixo fora do lixo, a iniciativa é voltada principalmente à conscientização da sociedade civil, motivo pelo qual terá duração total de 10 anos.
“A proposta desse movimento não é apenas limpar as cidades, mas conscientizar a população sobre os problemas de jogar lixo fora do lixo e incentivar a mudança de atitude. Trata-se de um projeto de educação, valorização da cidadania e respeito ao próximo”, afirma Marta Rocha, diretora executiva da Atitude Brasil.
No dia 26 (quarta-feira), a divulgação do evento foi coordenada pelas técnicas pedagógicas Gleice Santos (1º turno) e Wânia Matos (2º turno), no auditório do Liceu.
No dia 30 (domingo), as atividades tiveram início às 8h e encerramento às 14h, sob a coordenaçãol dos técnicos pedagógicos Edivaldo Francisco Vilhena de Oliveira e Aline Ellen Fontes da Costa e do professor Fabiano dos Santos Freitas. Também participaram da ação duas representantes da Associação de Catadores da Coleta Seletiva de Belém e três soldados do Exército Brasileiro.
Os participantes se dividiram em três equipes, que saíram de casa em casa divulgando a campanha e entregando panfletos, sacos plásticos e luvas descartáveis – material fornecido pelos organizadores da campanha Limpa Brasil;
A estratégia de divulgação e conscientização teve como resultado a coleta de quatrocentos (400) kg de resíduos sólidos recicláveis.

Texto: Prof. José Carlos
Fotos: Prof. José Carlos e Pedagoga Aline Ellen
Fontes:
Movimento Limpa Brasil Let´s do it! promove ações em todo país. Disponível em:

Técnica pedagógica Gleice Santos coordenou a divulgação do evento no 1º turno.
Técnica pedagógica Wânia Matos coordenou e animou as atividades no 3º turno.
Prof. Raimundo Batista colaborou na divulgação do evento.
Vídeo exibido para os alunos do Liceu.
Materiais diversos para o exercício da coleta seletiva de material descartado.
Recipientes para a coleta seletiva: papel, plástico, vidro e metal.
As crianças exercitando a separação dos materiais descartados.
Crianças depositando os materiais descartados nos devidos recipientes.
Profª Rosângela Siqueira orientando as crianças na utilização
dos brinquedos feitos com materiais descartados.
Técnica Wãnia Matos incnetiva a brincadeira das crianças.
Técnicos pedagógicos Edivaldo Vilhena e Aline Ellen e o prof. Fabiano Freitas,
com as representantes  da  Associação  de Catadores da Coleta Seletiva de Belém.
Soldado do Exército Brasileiro organiza os materiais recolhidos das vizinhanças do Liceu.

Três soldados do Exército Brasileiro participaram do evento.
Agradecimento da Equipe do Limpa Brasil Let's do it!

Postado por Prof. José Carlos.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Projeto: “Alimentação: direito da criança e fonte de saberes”


As crianças do Jardim II, da Turma da professora Roseane Souza, realizaram a experiência da semente do feijão: trouxeram-na de casa, juntamente com um pedaço de algodão e um copo descartável. Ao longo de uma semana, as crianças molharam o algodão que envolvia a semente, a seguir, puseram-no ao sol, e, dessa maneira, puderam perceber o desenvolvimento da plantinha de feijão. Na semana seguinte, levaram-na para casa.
No dia 18 de setembro, participaram de atividades sobre alimentação saudável, através da dinâmica a seguir:
  • Roda de conversa informal sobre alimentação;
  • Utilização de fantoches, para aprenderem o valor nutricional das frutas e sua importância para uma alimentação saudável;
  • Com frutas dispostas em uma mesa, realizaram as ações de tocar, cheirar, sentir o peso, a espessura, o tamanho, comparar as cascas, as cores e os caroços.
Texto: Profª Roseane Souza

Experiência da germinação da semente de feijão.
Frutas utilizadas nas atividades.
Profª Rosenane explica aos alunos os aspectos físicos e o valor nutricional das frutas.
Esclarecimento de muitas curiosidades dos alunos.
Demonstração do corte das frutas.
Conclusão das atividades.

sábado, 6 de outubro de 2012

Diretora Janice Lima recepciona os novos servidores do Liceu

No dia 03/09 (segunda-feira), a Diretora do Liceu Janice Lima recepcionou os novos servidores, aprovados no recente concurso realizado pela Secretaria Municipal de Educação. No evento, ocorrido no Auditório da Escola, além da apresentação dos novos coordenadores pedagógicos e professores, a Diretora também falou sobre os espaços físicos e a proposta de trabalho pedagógico desenvolvida na Escola.
Texto e fotos: Prof. José Carlos.
Coordenadora do Núcleo de Oficinas Tânia Botelho, Secretária Isabel Furtado e Diretora Janice Lima (ao microfone).
Os novos servidores do Liceu.
As alunas-dançarinas do Liceu também recepcionaram os novos servidores.
Postado por Prof. José Carlos.