domingo, 30 de junho de 2013

São Marçal, Marçal de Limoges, Marcial de Limoges (Gália, séc. III) foi o primeiro bispo de Limoges. É venerado como santo mártir pelas igrejas católica,ortodoxa e anglicana.
Pouco há de histórico sobre sua vida, além de dados essenciais como seu envio de Roma,sua atuação missionária na Aquitânia e seu martírio. Tudo o que se sabe provém dos relatos de Gregório de Tours (538 – 593) e pode ser assim resumido, segundo a Catholic Encyclopedia:
"Durante o consulado de Décio e Grato, sete bispos foram enviados de Roma para a Gália para atividades missionárias. Gaciano para ToursTrófimo para ArlesPaulo para NarbonaSaturnino para ToulouseDenis para ParisAustremônio para Clermont e Marçal para Limoges. Marçal deve ter sido acompanhado por dois presbíteros enviados do Oriente. Parece que ele mesmo era natural da Gália. Evangelizou a Aquitânia a partir de sua sé episcopal em Limoges."
Brasão d'armas de Limoges
Foi martirizado no século III, juntamente com São Alpiniano e São Austricliniano, presbíteros de sua diocese.
Uma lenda medieval o inclui como um dos companheiros de São Pedro e primeiro evangelizador da Gália Aquitanense. As lendas medievais ornaram a vida do santo com feitos extraordinários.
É representado com as vestes episcopais, geralmente casula, capa magna, báculo e mitra. Em representações mais antigas, usa túnica e pálio apostólico. Seus atributos iconográficos são os paramentos episcopais, bastão mágico em forma de mão da justiça, bordão de cruz dupla, em algumas representações um anjo o acompanha.
Parente de Santo Estevão, São Marçal era um dos 72 discípulos de Cristo que o seguiu continuamente. Filho de Marcelo e Elizabeth, era menino quando Jesus tomou de suas mãos o peixe e os pães com os quais alimentou cinco mil homens no deserto. Foi batizado por São Pedro aos 15 anos por ordem do Messias. Esteve presente na Última Ceia e o ajudou a lavar os pés dos apóstolos. Depois da ascensão de Jesus, acompanhou Pedro em sua evangelização. Em um sonho em que foi visitado por Cristo, Pedro recebeu ordens de encaminhar Marçal para pregar na França. 
Um de seus milagres foi uma ressurreição, quando São Marçal ainda estava vivo. Para tal feito, utilizou-se de um cajado que lhe tinha sido dado por São Pedro. Com esse mesmo instrumento, curou paralíticos e apagou incêndios - por essa razão é o santo que livra a humanidade do fogo. 
Sua força era tanta que sobre ele há uma história de conversão de doze mil pessoas num único dia. Ao repreender os adoradores de imagens, foi preso e açoitado. 
Uma enorme claridade invadiu a cela onde ele se encontrava e o libertou, juntamente com todos que ali estavam. No mesmo instante, um raio matou todos os seus algozes. 
A proporção do acontecido foi tamanha que milhares de pessoas, que estiveram ali, quiseram ser batizadas naquele momento.
SÃO MARÇAL NO BRASIL
No folclore brasileiro é celebrado com fogueiras de paneiros no dia de sua festa litúrgica (30 de junho) que encerra os festejos juninos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marçal_de_Limoges
Pesquisa: Turma 703
Revisão: Prof. Allyson Fabrício (História)
Postado por Prof. José Carlos

sábado, 29 de junho de 2013

29 DE JUNHO: DIA DE SÃO PEDRO E DIA DO PESCADOR


Inicialmente um pobre pescador da Galiléia nascido em Betsaida, às margens do rio Jordão, junto ao lago de Genesaré, que se tornou discípulo de Jesus, conhecido como o Príncipe dos Apóstolos, e tido como fundador da Igreja Cristã em Roma e considerado pela Igreja Católica como seu primeiro Papa (42-67).
Ignora-se a precisa data de seu nascimento e as principais fontes de informação sobre sua vida são os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), onde aparece com destaque em todas as narrativas evangélicas, os Atos dos Apóstolos, as epístolas de Paulo e as duas epístolas do próprio apóstolo. Filho de Jonas, da tribo de Neftali, e irmão do apóstolo André, seu nome original era Simão e na época de seu encontro com Cristo morava em Cafarnaum, com a família da mulher (Lc 4,38-39). Pescador, tal como os apóstolos Tiago e João, trabalhava com o irmão e o pai e foi apresentado a Jesus, em Betânia, por seu irmão que já era discípulo de São João Batista e lá tinha ido conhecer o Cristo, por indicação de São João. No primeiro encontro Jesus o chamou de Cefas, que significava pedra, em aramaico, determinando, assim, ser ele o apóstolo escolhido para liderar os primeiros propagadores da fé cristã pelo mundo. Jesus, além de mudar-lhe o nome, o escolheu como chefe da cristandade aqui na terra: "E eu te digo: Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão 
contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus" (Mt. 16: 18-19). Convertido, despontou como líder dos doze apóstolos, foi o primeiro a perceber em Jesus o filho de Deus. Junto com seu irmão e os irmãos Tiago e João Evangelista, fez parte do círculo íntimo de Jesus entre os doze, participando dos mais importante milagres do Mestre sobre a terra. Teve, também, seus momentos controvertidos, como quando usou a espada para defender Jesus e na passagem da tripla negação, e de consagração, pois foi a ele que Cristo apareceu pela primeira vez depois de ressuscitar. Após a Ascensão, presidiu a assembléia dos apóstolos que escolheu Matias para substituir Judas Iscariotes, fez seu primeiro sermão no dia de Pentecostes e peregrinou por várias cidades. Fundou as linhas apostólicas de Antioquia e Síria (as mais antigas sucessões do Cristianismo, precedendo as de Roma em vários anos) que sobrevivem em várias ortodoxias Sírias. Encontrou-se com São Paulo, em Jerusalém, e apoiou a iniciativa deste, Paulo de Tarso, de incluir os não judeus na fé cristã, sem obrigá-los a participarem dos rituais de iniciação judaica. Após esse encontro, foi preso por ordem do rei Agripa I, encaminhado à Roma durante o reinado de Nero, onde passou a viver. Ali fundou e presidiu à comunidade cristã, base da Igreja Católica Romana, e, por isso, segundo a tradição, foi executado por ordem de Nero. Conta-se, também, que pediu aos carrascos para ser crucificado de cabeça para baixo, por se julgar indigno de morrer na mesma posição de Cristo Salvador. Seu túmulo se encontra sob a catedral de S. Pedro, no Vaticano, e é autenticado por muitos historiadores. É festejado no dia 29 de junho, um dia de importantes manifestações folclóricas, principalmente no Nordeste brasileiro.
Os outros apóstolos eram
André (~ 5 a. C. - 100) , o primeiro Pescador de Homens, irmão de Pedro
João (~ 8 - 105), o apóstolo bem-amado
Tiago (~ 5 a. C. - 42), o Maior, irmão de João
Filipe ( ~ 8 - 95 ), o místico helenista
Bartolomeu ( Século I ), o viajante
Tomé (~ 3 - 53), o ascético
Mateus ou Levi (~ 5 a. C. - 90 ), o publicano
Tiago (~ 0 - 62), o Menor
Judas Tadeu ( ~ 10 a. C. - 70 ), o primo de Jesus
Simão ( ~13 a. C. - 107), o Zelota ou o Cananeu
Judas Iscariotes (~ 0 - 29 d. C.), o traidor

"Se Santo Antônio era casamenteiro, São João, o santo distraído, São Pedro, o mais sério dos três santos, representava a última esperança de casamento para as jovens.
Diziam que Santo Antônio arranjava logo marido, São João escolhia mais, e o melhor marido era arrumado por São Pedro, pois o santo fazia as coisas bem feitas."
E muitas eram as sortes - a aliança amarrada a um fio de cabelo bateria na borda do copo o tempo de espera pelo eleito; a cera pingaria no fundo de um prato a forma da letra de seu nome e uma chave debaixo do travesseiro propiciaria os sonhos com o amado. Papeizinhos com versos de amor amanheciam à janela dos jovens enamorados.
Nas comemorações da festa de São Pedro, protetor dos pescadores, embora mais simples, também, são encontrados os componentes dos festejos juninos e, ainda, procissões marítimas no litoral e fluviais no rio São Francisco.

Dia 29 de junho é o Dia de São Pedro, o apóstolo pescador e que também é padroeiro dos pescadores. Por isto, a data foi escolhida para comemorar o dia do pescador.

Pescador não é só bom de história. É aquele sujeito que conhece a natureza, entende o mar, sabe olhar para a lua e ver a maré que vem. Antes do sol nascer, lá vai ele com seu barco pesqueiro e pára onde sabe que dá peixe - sabe direitinho onde a pescaria é boa. Quando o dia é bom, traz alimento para a família e ainda garante o sustento da casa com o que consegue vender.
Este personagem - o pescador que vive de sua própria produção - é bastante comum no nosso país. Muitos vivem em praias paradisíacas e pouco habitadas; nos feriados e nas altas temporadas, costumam ganhar bem mais do que a média anual. Porém, a subsistência destes trabalhadores pode estar ameaçada pela pesca esportiva de pessoas sem licença e sem consciência ambiental, que pescam quantidades superiores à permitida; a poluição das águas também compromete a vida dos peixes e conseqüentemente a dos pescadores.
Fonte:
Pesquisa: Turma 703
Revisão: Prof. Allyson Fabrício (História)
Postado por Prof. José Carlos

sexta-feira, 28 de junho de 2013

EJA ENSAIA PARA A FESTA DO ARRASTÃO CULTURAL DO LICEU

A Educação de Jovens e Adultos do Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso vem se organizando ao longo do mês de junho para a grande festa do Arrastão Cultural.
Professores e alunos da EJA estão trabalhando muito para que a EJA seja bem representada hoje, 28 de junho!








Imagens: Raimundo Monteiro
Postado por Prof. José Carlos

quinta-feira, 27 de junho de 2013

2º CONSELHO DE TOTALIDADES DA EJA DO LICEU ESCOLA

A Educação de Jovens e Adultos do Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso iniciou, no dia 24/06 (segunda-feira), o 2º Conselho de Totalidades.
A primeira turma a participar do Conselho foi a 141, de 1ª Totalidade. A avaliação foi feita em círculo, com a palavra franqueada a todos os presentes, e contou com a presença do técnico pedagógico Junior, da ETEJA/SEMEC, técnico administrativo Raimundo Monteiro, coordenadora pedagógica Leila Matos, bibliotecária Edna Pereira, professores José Carlos Oliveira (Sala de Informática Educativa), Francisco Carvalho (Arte), Maria Beatriz Siqueira (Sala de Leitura) e a professora regente da turma Marluce Amaral.



O técnico pedagógico Junior, da ETEJA/SEMEC, participou da avaliação coletiva


O técnico Raimundo Monteiro coordenou o Conselho






Imagens: Anderson Moraes e Prof. José Carlos
Postado por Prof. José Carlos

PROVA BELÉM

No dia 24/06 (segunda-feira), a Prova Belém foi aplicada aos alunos das turmas do Ciclo II (1º e 2º anos) do Liceu Escola. 
Os professores das Salas de Informática Educativa José Carlos Oliveira, Patrícia Nascimento, Wilma Rosário e Viviane Ribas colaboraram na aplicação da prova às 10 turmas do Ciclo II (5 do 1º turno e 5 do 2º).

Professora Viviane Ribas colaborando na aplicação da Prova Belém
Rita de Cássia, aluna especial da turma da profª Ofélia Pontes, acompanhada pela estagiária Kelly








Imagens: Professoras Patrícia Nascimento e Viviane Ribas
Postado por Prof. José Carlos

AMANHÃ! ARRASTÃO CULTURAL DO LICEU ESCOLA!!

ARRASTÃO CULTURAL 2013!!!





AMANHÃ!  28/06 - Saída às 16h.

PROMOÇÃO DE CAMISAS E FAIXAS!!

2 CAMISAS POR R$ 35,00!    2 FAIXAS POR R$ 5,00!



 Postado por Prof. José Carlos

segunda-feira, 24 de junho de 2013

24 DE JUNHO: DIA DE SÃO JOÃO

Nascimento de São João Batista
Por Tintoretto, atualmente no Museu Hermitage, em São Petersburgo
O Dia de São João é comemorado no dia 24 de Junho. São João é conhecido como "Santo festeiro”, e nesse dia são realizadas muitas festas e comemorações, cheias de danças. Alguns símbolos muito conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão e outros. 

A Festa Junina de São João

O São João é uma das principais figuras das festas juninas. O Dia de São João também possui várias comidas e doces típicos, como: 
  • rapaduras;
  • amendoim;
  • bolo de milho;
  • curau;
  • canjica;
  • bolo de aipim;
  • paçoca;
  • etc. 
Essas iguarias estão quase sempre presentes nas festas. Cidades do interior do Brasil, em especial, fazem festas mais típicas e possuem costumes bastante difundidos entre todos os habitantes, diferentemente do que acontece na maioria das cidades grandes.


Origem do Dia de São João

O Dia de São João é comemorado em 24 de Junho pois é a data tradicionalmente atribuída ao seu nascimento. São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do Jordão.
No Brasil, é muito comum o acendimento de fogueiras durante as comemorações das festas juninas, sobretudo na noite de São João. Segundo a tradição católica, a fogueira tem sua origem em um trato feito pelas primas Isabel (mãe de São João Batista) e Maria (mãe de Jesus Cristo). Isabel teria mandado acender uma fogueira no topo de um monte para avisar sua prima Maria que seu filho havia nascido.
Em Portugal também é comum acender fogueiras nas noites de véspera dos santos populares, onde os jovens saltam a fogueira como manda a tradição. Diz-se que quem saltar a fogueira, em número ímpar de saltos e no mínimo três vezes, fica por todo o ano protegido de todos os males.

VÍDEO FOGUEIRA DE SÃO JOÃO

Vídeo Fogueira de São João – Luiz Gonzaga

Fontes:
Pesquisa: Turma 703
Revisão: Prof. Allyson Fabrício (História)
Postado por Prof. José Carlos

sábado, 22 de junho de 2013

ARRASTÃO CULTURAL DO LICEU DO PARACURI

NÃO PERCA!!!

Dia 28 de Junho, às 16h.




AS CAMISAS ESTÃO À VENDA AO PREÇO PROMOCIONAL DE R$ 20,00.
AS FAIXAS ESTÃO À VENDA AO PREÇO R$ 3,00.
À NOITE, ESTÃO DISPONÍVEIS NA SECRETARIA DO LICEU ESCOLA.
Videoclipe do samba-enredo do Arrastão Cultural 2013


Postado por Prof. José Carlos

quinta-feira, 20 de junho de 2013

"ARRAIÁ" DA EJA DO LICEU ESCOLA



Hoje é o dia do Arraiá" da EJA!
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos do Liceu Escola prepararam a festa do "Arriá" durante todo o mês de junho. E hoje é o grande dia!
Os professores Francisco Carvalho, Rosângela Siqueira e Glauce Antunes prepararam a quadrilha formada pelos alunos e alunas da EJA. Mas, esta é apenas uma das várias atrações do "Arriá", que também terá apresentação de grupos de quadrilha, casamento na roça, carimbó, comidas típicas, e muito mais. 
Toda a comunidade icoaraciense está convidada. Não percam! Prestigiem a tradicional  festança da EJA do Liceu Escola!


















Postado por Prof. José Carlos