terça-feira, 29 de outubro de 2013

Dia do Servidor Público

O atendimento nos serviços públicos é um direito da população
No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.
Getúlio Vargas
Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.
As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.
Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº 8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.
Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.
Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo.
Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União.
Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganham para prestar serviços a toda comunidade.
Por Jussara de Barros
Equipe Brasil Escola

Postado por Prof. José Carlos

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 - CERTIFICADO

Projeto Etnoconexões entre a Arte e a Matemática



Criado em 1998, o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 é a principal iniciativa da Fundação Victor Civita para a valorização do trabalho docente e a disseminação de práticas educativas de sucesso. 









A professora Rosângela Dantas Martins (Matemática) recebeu o certificado pela classificação do projeto Etnoconexões entre a Arte e a Matemática entre os 50 finalistas do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10
Parabéns a todos os participantes do trabalho!!


Postado por Prof. José Carlos

sábado, 19 de outubro de 2013

CENTENÁRIO DE VINÍCIUS DE MORAES

Hoje, Vinicius de Moraes completaria 100 anos. As comemorações do centenário estão acontecendo em diversas regiões do Brasil e, no Rio de Janeiro, sua cidade natal. E o Blog também faz uma homenagem a este inesquecível compositor e poeta brasileiro, além de figura fundamental de um dos movimentos mais importantes da música brasileira, a Bossa Nova. Neste campo musical, teve importantes parceiros como: Tom Jobim,Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

vtnkoxa - Enviado em 26/07/2008Show antológico gravado em 18 de outubro de 1978 em Milão, na Itália, com a dupla Jobim e Vinícius, acompanhada pelo violão de Toquinho e pela voz de Miúcha.

Aqui vão os links de todas as músicas ripadas direto do dvd:

01 - Samba de Orly
http://www.youtube.com/watch?v=t5MM6Q...

02 - Tributo a Caymmi
http://www.youtube.com/watch?v=Gm_9Zw...

03 - Tarde em Itapoã
http://www.youtube.com/watch?v=yyQSbh...

04 - Desafinado
http://www.youtube.com/watch?v=95nmLm...

05 - Wave (instrumental)
http://www.youtube.com/watch?v=bqt7LR...

06 - Samba de uma Nota Só
http://www.youtube.com/watch?v=0vSgcN...

07 - Águas de Março (Waters of March)
http://www.youtube.com/watch?v=bfZHAt...

08 - Samba de Avião
http://www.youtube.com/watch?v=u-sbPp...

09 - O Que Será (À Flor da Pele)
http://www.youtube.com/watch?v=gZ278S...

10 - Samba para Vinícius
http://www.youtube.com/watch?v=w_jYz2...

11 - Vai Levando
http://www.youtube.com/watch?v=M0bPRX...

12 - A Felicidade
http://www.youtube.com/watch?v=MCPjp4...

13 - Água de Beber
http://www.youtube.com/watch?v=6VCNIW...

14 - Pout-pourri: Garota de Ipanema / Sei Lá (Girl from Ipanema)
http://www.youtube.com/watch?v=0FEj8H...

15 - Pout-pourri: Berimbau / Chega de Saudade / Canto Ossanha
http://www.youtube.com/watch?v=jIRkCw...

Postado por Prof. José Carlos

terça-feira, 15 de outubro de 2013

DIA DO PROFESSOR

Dia de comemoração?

Os professores lutam por carreira, qualidade no ensino e melhores condições de trabalho.

"As escolas da capital se encontram literalmente caindo sobre as cabeças da comunidade escolar. No interior a situação é mais trágica, em muitas nem paredes existem, formação para profissionais é um sonho, banheiro, ventilação, água e merenda são desumanas, o transporte ainda é feito ao estilo ‘pau-de-arara’. Essa realidade precisa mudar.
A maioria da população depende da escola pública para educar suas crianças e jovens, não podemos aceitar que o governo tire de nossa infância e juventude a perspectiva de construção de um futuro digno." (Sintepp, 10.10.2013)

Para saber mais, acesse os links:

Qual o impacto de um bom professor?
Direitos e deveres dos professores
Os maiores problemas do professor hoje


Vídeo: O Segredo do Bom Professor


Vídeo editado pelo professor José Carlos

Você sabe como surgiu o Dia do Professor?
O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima, caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Fontes: 
Postado por Prof. José Carlos

domingo, 13 de outubro de 2013

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ARRANJO PARA JARDIM

CONSTRUÇÃO DE ARRANJO PARA O JARDIM DO NÚCLEO DE EXTENSÃO DO LICEU

Os alunos de Educação Ambiental, sob a orientação do professor Andson Oliveira, construíram um arranjo para jardim em frente ao Núcleo de Extensão do Liceu Escola. Na atividade, que envolveu prazerosamente os alunos, foram reutilizados os caixotes das embalagens da merenda escolar para a confecção da cerca do jardim.

As etapas da construção do arranjo estão registradas a seguir:












Arranjo do Jardim, concluído



Texto: Equipe do jornal "Folha Verde"
Imagens: Prof. Andson Oliveira
Postado por Prof. José Carlos

sábado, 12 de outubro de 2013

DIA DAS CRIANÇAS

O responsável pela criação do dia das crianças foi o deputado federal Galdino do Vale Filho, na década de 1920. Após ter sido aprovada pelos deputados, a data de 12 de Outubro foi oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, através do decreto no 4867, de 5 de novembro de 1924. 

Professora Beatriz Cardoso, no Cantinho da Leitura,
com seus alunos
A data só passou a ser celebrada somente na década de 1960, momento que a fábrica de Brinquedos Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson &Johnson, com o lançamento da “Semana do Bebê Robusto” que tinha por objetivo aumentar as vendas. Logo depois outras empresas decidiram criar a Semana da Criança com o mesmo intuito. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedo decidiram escolher um único dia para a promoção. A partir daí, o dia 12 de Outubro passou a ser uma das datas mais importantes do ano para o ramo de brinquedos. 



O dia das crianças é a segunda data mais importante para o comércio, perdendo somente para o Natal. 



Professora Roseane Souza, na comemoração
do Dia das Mães
A organização das Nações Unidas (ONU) comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de Novembro, data em que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças. 



No Japão, o dia é comemorado em 5 de Maio, para os meninos, com exposição de bonecos que lembram samurais, para as meninas a comemoração é no dia 3 de Março, com exposição de bonecas. A China também comemora no dia 5 de Maio. 


Na Nova Zelândia a comemoração é no primeiro domingo de Março, diferencia-se de algumas comemorações por não ser um dia para presentes e sim um dia onde se passa tempo com a família, para rir e brincar. 

Em Moçambique a celebração é no dia 1 de Junho, este foi instituído para assinalar o dia em que muitas crianças de pouca idade foram cruelmente assassinadas a sangue frio pelas forças nazistas em Junho de 1943.
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola


Alunos da Educação Infantil exercitando a oralidade na Rádio Liceu do Paracuri
(Sala de Informática Educativa)




Vídeo: Rádio Liceu - Educação Infantil



 Decreto Nº 4.867, de 5 de novembro de 1924 (redação original)

Senado Federal

Subsecretaria de Informações
Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial.

DECRETO N. 4.867 – DE 5 DE NOVEMBRO DE 1924

Institue o dia 12 de outubro para ter logar em todo o territorio nacional o dia de festa da criança
O Sr. Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brasil:
Faço saber que o Congresso Nacional decretou e eu  sancciono a resolução seguinte:
Artigo unico. Fica instituido o dia 12 de outubro para ter logar, em todo o territorio nacional, a festa da criança, revogadas as disposições em contrario.
Rio de Janeiro, em 5 de novembro de 1924, 103º da Independencia e 36º da Republica.
ARTHUR DA SILVA BERNARDES.
                        João Luiz Alves.


Fontes:



sexta-feira, 11 de outubro de 2013

EJA do Liceu Escola no Circuito Literário

Aniversário de Icoaraci - 144 anos

Alunos e professores da EJA do Liceu Escola participaram do Circuito Literário Banco da Amazônia, projeto que incentiva a leitura e a valorização do escritor na Amazônia, realizado no dia 9 (quarta-feira), em Icoaraci, em comemoração aos 144 anos da Vila.


Alunos e alunas da EJA do Liceu Escola no anfiteatro da Praia do Cruzeiro
Apresentação de dança regional
Concha acústica da Praia do Cruzeiro
O espetáculo, gratuito, iniciou às 19h30, na concha acústica localizada na Praia do Cruzeiro. Na programação constaram sarau literário, contação de histórias, danças regionais e shows musicais.

A edição de Icoaraci do Circuito Literário teve a declamação de poemas com os escritores Rui do Carmo, Eduardo Santos e Antônio Eutálio Corrêa; além do Professor Samura, Hugo Chagas, Ariel Carvalho. O público também pode subir ao palco para participar do projeto e declamar poemas. Outras atrações foram a apresentação da lenda “O Boto” por Baby Carvalho e shows musicais com os grupos Castiçais e Capitão Verde.

"Com o projeto, queremos fazer o resgate da poesia, dos saraus. Nós estamos revitalizando todas essas manifestações e isso vai ser bom para o escritor e bom para o público. Não levamos apenas a poesia, mas também o conto, a crônica, o romance. Toda forma de literatura estará conosco no Circuito Literário. E o que mais abrilhanta é a participação da comunidade. Assim, promove-se tantos escritores consagrados como novos escritores dos municípios. O projeto cresce e eles crescem junto", conclui Bella Pinto de Souza, coordenadora do projeto. 

A coordenadora pedagógica da EJA do Liceu Escola, Aline Ellen, assim se manifestou sobre o evento: “Me sinto agraciada por ter a chance de dividir essa riqueza com os alunos do Liceu Escola, pois nasci, cresci e levo minha vida aqui, neste pólo de cultura e beleza. Agradeço a dica de evento da nossa técnica da ETEJA” 

Postado por Prof. José Carlos

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O QUE É?

CONCEITO
Entendem-se por Educação Ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.



LEGISLAÇÃO FEDERAL

Lei nº. 9.795/99 - Política Nacional de Educação Ambiental

Decreto nº 4.281/2002 - Regulamenta a Lei nº 9.795/99



PRINCÍPIOS 

De acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental, são princípios e objetivos da Educação Ambiental: 

  • enfoque humanista, holístico, democrático e participativo;
  • Concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade;
  • Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade;
  • Vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais;
  • Garantia de continuidade e permanência do processo educativo;
  • Permanente avaliação crítica do processo educativo;
  • Abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais;
  • Reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural. 
OBJETIVOS 
  • O desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos;
  • A garantia de democratização das informações ambientais;
  • O estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social; 
  • O incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania;
  • O estímulo à cooperação entre as diversas regiões do País, em níveis micro e macrorregionais, com vistas à construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada, fundada nos princípios da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade e sustentabilidade;
  • O fomento e o fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia;
  • O fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade.

A Lei nº. 9.795/99 - Política Nacional de Educação Ambiental, no seu Art. 2º, diz que "a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal", e os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs - sugerem que o tema meio ambiente seja de cunho transversal.

A Educação Ambiental tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante. Desde muito cedo na história humana para sobreviver em sociedade, todos os indivíduos precisavam conhecer seu ambiente. O início da civilização coincidiu com o uso do fogo e outros instrumentos para modificar o ambiente, devido aos avanços tecnológicos, esquecemos que nossa dependência da natureza continua.


Liceu Escola: reutilização de garrafas PET
No Liceu Escola a Educação Ambiental foi incluída como uma disciplina, ministrada pelo professor de Ciências Andson Oliveira, visando uma ação educativa permanente num processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, desenvolvimento de habilidades, mudanças de atitudes em relação ao meio, entendimento das inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos, prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhoria da qualidade de vida

Liceu Escola: reciclagem de papel 
Os problemas causados pelo aquecimento global obrigaram o mundo a refletir sobre a necessidade de impulsionar a Educação Ambiental. O cenário é muito preocupante e deve ser levado a sério, pois as consequências vão atingir a todos, sem distinção.

Trata-se de processo pedagógico participativo permanente para incutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, estendendo à sociedade a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.

Aquele que prática a Educação Ambiental no âmbito de ensino, é conhecido como Educador ambiental e não necessariamente trata-se de um professor. Qualquer indivíduo da sociedade pode se tornar um educador ambiental desde que tenha seu trabalhado voltado aos temas. No entanto, conforme preconizado pela Resolução CFBio nº 010/2003 é atribuído ao biólogo a expertise de atuar na área, uma vez que, tratando-se de uma atividade que envolve múltiplos conhecimentos e, tratando-se este de um profissional de abrangência e conhecimento ímpar, por mais que outras áreas atuem neste campo do conhecimento, cabe aos geógrafos e biólogos desenvolver de fato esta área do saber.

Equipe do Jornal "Folha Verde"



Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Educação_ambiental
http://www.ibram.df.gov.br/informacoes/educacao-ambiental/o-que-e-educacao-ambiental.html
Pesquisa: Manu Quaresma (Jornal "Folha Verde)
Fotos: Prof. Andson Oliveira

Postado por Prof. José Carlos

terça-feira, 8 de outubro de 2013

ANIVERSÁRIO DE ICOARACI

144 ANOS

Icoaraci,  criado em 8 de outubro de 1869, é um dos oito distritos em que se divide o município de Belém, capital do estado do Pará, no Brasil. Dista aproximadamente 20 km do Centro da capital estadual, com acessos       Rodovia Augusto Montenegro e pela Rodovia Artur Bernardes. Possui cerca de 280 000 habitantes, segundo dados de 2010.


"Icoaraci" é uma palavra de origem tupi. Significa "sol do rio", a partir da junção de (água, rio) e kûarasy (sol).


O centro do distrito compreende os bairros Águas Negras, Agulha, Campina de Icoaraci, Cruzeiro, Maracacuera, Paracuri, Parque Guajará, Ponta Grossa e Tenoné. Seu núcleo original, a partir do qual se expandiu, guarda os termos "travessas" e "ruas"; essas últimas chamadas cotidianamente pela sua ordem de fundação: 1ª, 2ª, e assim até chegar na 7ª rua.



As principais ruas, avenidas e travessas atuais, são Rua Padre Júlio Maria, Avenida Dr. Lopo de Castro (antiga Travessa Cristóvão Colombo), Estrada do Outeiro, Rua 8 de Maio, Rua 15 de Agosto, Rua Coronel Juvêncio Sarmento, Rua Manoel Barata, Rua Santa Izabel, Travessa Berredos, Travessa Itaboraí, Travessa Moura Carvalho, Travessa São Roque,Travessa Souza Franco, Rua 2 de Dezembro e Travessa Soledade.

A economia de Icoaraci é baseada em um parque industrial que abriga, principalmente, os ramos de pesca, madeira, marcenaria e palmito. Outro polo econômico do distrito é a feira da Oito de Maio, situada no bairro da Campina, uma feira a céu aberto das mais movimentadas de Belém, sendo a mais frequentada de Icoaraci. 

Mas, Icoaraci se destaca mesmo é como importante polo de artesanato em cerâmica, instalado no bairro do Paracuri, onde se produzem peças ornamentais, utilitárias e réplicas de vasos típicos de antigas nações indígenas, principalmente Marajoara e Tapajônica, a partir de peças catalogadas pelo Museu Emílio Göeldi, o que garante ao lugar imensurável importância, sobretudo cultural, mais até do que econômica, não só para Belém ou para o Pará, mas para a região amazônica, já que também é lar de diversos grupos folclóricos de danças típicas (Asa Branca, Vaiangá, Balé Folclórico da Amazônia, Grupo de Expressões Culturais Arte Marajoara), de músicos (Mestre Verequete, Nazaré Pereira), do poeta Antônio Tavernard, entre outros expoentes da arte amazônica, como Mestre Cardoso (ceramista) e professora Etelvina (dança folclórica). 

Por sua estrutura de serviços com bancos, hospitais, fórum, cartório, supermercados etc., Icoaraci mantém-se como importante centro, para onde convergem pessoas de povoações ribeirinhas e bairros próximos. 

O turismo é forte na "Vila Sorriso", com a exposição da cerâmica icoaraciense na Praça São Sebastião, bem na orla banhada pela Baia de Guajará, onde o visitante é bem servido por um polo gastronômico composto da típica culinária paraense (tacacá, maniçoba, pato-no-tucupi), com destaque para a caldeirada com frutos dos rios amazônicos, seja nos restaurantes, seja nos quiosques que circundam a Praia do Cruzeiro, ou uma simples água de coco no Pontão, ao se apreciar o pôr do sol, sugestionado pelo próprio nome tupi Ico-araci (onde o sol repousa).

Destacam-se como centros a Biblioteca Municipal Avertano Rocha, o Museu de Artes Populares e o Liceu Escola de Artes e Ofícios "Mestre Raimundo Cardoso".

Orla de Icoaraci
Delegacia de Icoaraci
Orla de Icoaraci - atração turística do Distrito
Porto de Icoaraci
Pracinha da Delegacia
Praça da Igreja São João Batista
Rua Padre Júlio Maria


Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso


Professoras e alunos do Liceu Escola nas escadarias 
da Biblioteca Municipal (Chalé Tavares Cardoso)

Alunos do Liceu Escola em frente às ruínas
da casa do poeta Antônio Tavernard 
Orla de Icoaraci
Rua Padre Júlio Maria
Pesquisa: Wendy Gonçalves (Jornal Cultura Jovem)
Postado por Prof. José Carlos