quarta-feira, 20 de novembro de 2013

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

História do Dia Nacional da Consciência Negra


Zumbi dos Palmares: um herói brasileiro
Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Importância da Data

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

Vídeo: 

Mini-Documentário - Zumbi dos Palmares

Você sabia?
  • 27 de outubro é o Dia Nacional de Mobilização em Prol da Saúde da População Negra.


terça-feira, 19 de novembro de 2013

DIA DA BANDEIRA -19 DE NOVEMBRO

História do Dia da Bandeira

Bandeira do Brasil
O Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do decreto-lei número 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. Como nossa bandeira foi instituída quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira

Nesta data ocorrem, no Brasil, diversos eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos. É o momento de lembrarmos e homenagearmos o símbolo que representa nossa pátria. Estas comemorações ocorrem, geralmente, acompanhadas do Hino à Bandeira. Este lindo hino ressalta a beleza e explica o significado da bandeira nacional.

Curiosidades sobre a bandeira brasileira


  • Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.
  • Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.
  • Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.
As bandeiras da História do Brasil

Bandeira da Ordem de Cristo. Foi a bandeira hasteada pelos portugueses no Brasil na Época do Descobrimento

Bandeira Real. A primeira bandeira do Reino de Portugal presente nas embarcações portuguesas
Bandeira do rei português D. João III. Bandeira que foi usada pelos portugueses no início do período Colonial
Bandeira usada na época do domínio da Espanha sobre Portugal
Bandeira da Restauração. Usada no reinado de D. João VI, marcou o fim do domínio da Espanha sobre Portugal.
Bandeira do Principado do Brasil
Bandeira de D. Pedro II de Portugal
Bandeira usada no período de D. João VI. Conhecida como a bandeira de Portugal, Brasil e Algarves.
Bandeira do Regime Constitucional
Bandeira do Brasil Império. Primeira bandeira após a Independência do Brasil
Primeira Bandeira do Brasil República. Foi usada por poucos dias (entre 15 e 19 de novembro de 1889), após a Proclamação da República
Bandeira atual do Brasil adotada 4 dias após a Proclamação da República


HINO À BANDEIRA
Informações gerais 

A letra do Hino à Bandeira foi escrito por Olavo Bilac e a música composta por Franciso Braga. Ele foi apresentando pela primeira vez em 9 de novembro de 1906.

HINO À BANDEIRA

Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz. Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil! 

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul. Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil! 

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amados,
poderoso e feliz há de ser! Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil! 

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

VÍDEO: Hino à Bandeira







Pesquisa: Wemerson e Wivon (História)
Postado por Prof. José Carlos

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRASIL

15 DE NOVEMBRO DE 1889

A Proclamação da República - 15/11/1889
(obra de Benedito Calixto)
O regime monárquico existiu no Brasil entre os anos de 1822 a 1889. Nesse período, o país teve dois imperadores: D. Pedro I e D. Pedro II. 

No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais. 





Crise da Monarquia 

A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada através de algumas questões:
  • Crise e desgaste da Monarquia - o sistema monárquico não correspondia mais aos anseios da população e às necessidades sociais que estava em processo. Um sistema em que houvesse mais liberdades econômicas, mais democracia e menos autoritarismo era desejado por grande parte da população urbana do país; 
  • Forte interferência de D. Pedro II nas questões religiosas, que provocou atritos com a Igreja Católica;
  • A classe média (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império;
  • Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico;
  • Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes com a proibição imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra. 
Diante das pressões citadas, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo, encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil. 

A Proclamação da República 

Na capital brasileira (cidade do Rio de Janeiro), em 15 de novembro de 1889, com o apoio dos republicanos, o Marechal Deodoro da Fonseca liderou um golpe militar que demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório. 

Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo à consolidação da democracia no Brasil.


Vídeo: 

HISTÓRIA DO BRASIL: A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA


Fontes: 
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/proclamacaodarepublica.htm
http://www.historiadobrasil.net/proclamacaodarepublica/
Pesquisa: EJA
Postado por Prof. José Carlos