quarta-feira, 29 de outubro de 2014

DIA NACIONAL DO LIVRO

No dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro.

Para a primeira biblioteca do Brasil, Portugal disponibilizou um acervo bibliográfico muito rico, vindos da Real Biblioteca Portuguesa, com mais de sessenta mil objetos. O acervo era composto por medalhas, moedas, livros, manuscritos, mapas, etc.

As primeiras acomodações da Biblioteca foram em salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, na cidade do Rio de Janeiro.

A escolha da data foi em razão da transferência da mesma para outro local, no dia 29 de outubro de 1810, fundando-se assim a Biblioteca Nacional do Livro, pela coroa portuguesa.

Da data da fundação até por volta de 1914, para se fazer consultas aos materiais da biblioteca era necessária uma autorização prévia.

Os livros são um conjunto de folhas impressas, onde o escritor coloca suas ideias, a fim de deixá-las registradas ou para que outras pessoas possam tomar conhecimento das mesmas. Eles podem variar no gênero dos textos apresentados, sendo documentário, romance, suspense, ficção, autoajuda, bíblico, religioso, poema e poesia, disciplinas escolares, profissões e uma infinidade de áreas.

Para se publicar um livro, o autor deve procurar uma editora a fim de apresentar seu material, que deverá estar devidamente registrado em cartório, para garantir os direitos autorais.

A editora se encarrega de fazer a correção do texto, de acordo com as normas cultas da língua, além de sugerir algumas melhoras ao mesmo. Após a edição do texto, a editora cuida do título da obra, que deve servir como atrativo ao público, passando então para o preparo da capa, através da ilustração, impressão da quantidade de volumes e montagem dos exemplares.

A editora também é responsável pela divulgação do material, pois é de seu interesse vender o produto.

Após a criação da prensa tipográfica, por Johannes Gutenberg (1398-1468), deu-se a publicação do primeiro livro em série, que ficou conhecido como a Bíblia de Gutenberg. A obra foi apresentada em 642 páginas e a primeira tiragem foi de duzentos exemplares. Essa invenção marcou a passagem da era medieval para a era moderna.

O primeiro livro publicado no Brasil foi Marília de Dirceu, escrito por Tomás Antônio Gonzaga. Na época, o imperador do país fazia uma leitura prévia dos mesmos, a fim de liberar ou não o seu conteúdo, funcionando como censura.

Em 1925, Monteiro Lobato, escritor e editor, autor do Jeca Tatu e do Sítio do Picapau Amarelo, fundou a Companhia Editora Nacional, trazendo grandes possibilidades de crescimento editorial para o Brasil.

Por Jussara de Barros


Pesquisa: Keli Souza e Manu Quaresma (Jornal Folha Verde)


Postado por Prof. José Carlos Oliveira

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

JORNAL FOLHA VERDE - EDIÇÃO 02

Jornal das turmas de Educação Ambiental do professor Andson Oliveira, editado sob a coordenação do professor José Carlos Oliveira (Sala de Informática Educativa), com a colaboração das professoras Andréa Martins (Língua Portuguesa) e Márcia Mara Barroso (Ensino das Artes).





Postado por Prof. José Carlos Oliveira

terça-feira, 14 de outubro de 2014

DIA DO PROFESSOR


O dia do professor é comemorado em 15 de outubro.
Durante seu período de formação, esse profissional desenvolve habilidades que o ajudarão a lidar com crianças e jovens que estão em fase escolar, como metodologias de trabalho e didática de ensino.
Hoje em dia os professores têm um papel social maior, estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram muito de uns anos pra cá.
O professor deixou de ser visto como o todo poderoso da sala de aula, o detentor do saber, o dono da razão, e foi reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula.
Isso acontece em razão de seu modo de agir, a maneira como conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos levam consigo, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos.
A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.
Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, a escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.
A ideia de fazer do dia um feriado surgiu em São Paulo, com o professor Salomão Becker, que propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências etc.
A reunião foi um sucesso e por este motivo outras escolas passaram a adotar a data, até que ela se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.
Anos depois a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.
Por Jussara de Barros
Fonte: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-do-professor.htm
Pesquisa: Equipe do jornal Folha Verde


Comemoração do Dia do Professor no Liceu Escola

O dia do professor foi comemorado no dia 14/10, em eventos realizados no auditório da Escola, no 1º e no 3º turnos. As coordenadoras pedagógicas Belmira Silva e Claudineide Medeiros organizaram a homenagem aos professores no 3º turno.


















VÍDEO EM HOMENAGEM AO DIA DO PROFESSOR


Campanha "Pra você, o que é valorizar o professor?"






Postado por Prof. José Carlos Oliveira

domingo, 12 de outubro de 2014

CÍRIO DE NAZARÉ

HISTÓRIA DO CÍRIO

Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus.




No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história.

Na procissão, a Berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré é seguida por romeiros de Belém, do interior do Estado, de várias regiões do país e até do exterior. Em todo o percurso, os fiéis fazem manifestações de fé, enfeitam ruas e casas em homenagem à Santa. Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

Além da procissão de domingo, o Círio agrega várias outras manifestações de devoção, como a trasladação, a romaria fluvial e diversas outras peregrinações e romarias que ocorrem na quadra Nazarena.
O domingo do Círio começa com a celebração de uma missa em frente à Catedral metropolitana de Belém, a Sé, às 5h30. Ao término da missa, às 6h30, é iniciada a procissão que percorre as ruas de Belém até a Praça Santuário de Nazaré, em um percurso de 3,6 quilômetros. Em 2004, o trajeto foi cumprido em 9 horas e 15 minutos, sendo registrado como o Círio mais longo de toda a história.
A cada ano, o Círio de Nazaré atrai um número maior de romeiros, reunindo, além dos fiéis de Belém e do interior do Estado, devotos de várias regiões do país e até mesmo visitantes estrangeiros. Durante todo o trajeto feito pela imagem de Nossa Senhora, os devotos fazem diversas manifestações de fé, além de enfeitar as ruas e casas em homenagem à Santa.
Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio cultural de natureza imaterial. Mérito conquistado não só pela Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, mas também pelo simbolismo da corda do Círio, que todos os anos é disputada pelos promesseiros que enchem as ruas de Belém de fé e emoção; dos carros de promessas, que carregam as graças atendidas pela Virgem; dos mantos de Nossa Senhora, que a deixam ainda mais linda; da Berlinda, que se destaca na multidão carregando a pequena imagem tão singela e do hino “Vós sois o Lírio Mimoso”, canção que embala os milhares de corações que acompanham o Círio em uma só voz.
Após a grande procissão, a imagem da Virgem fica exposta no altar da Praça Santuário para visita dos fiéis durante 15 dias, período chamado de quadra nazarena.
Curiosidade:
O termo “Círio” tem origem na palavra latina “cereus” (de cera), que significa vela grande de cera. Por ser a principal oferta dos fiéis nas procissões em Portugal, com o tempo passou a ser sinônimo da procissão de Nazaré aqui Belém e de muitas outras pelas cidades do interior do Pará.

História da devoção à N. S. de Nazaré

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da Virgem pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361, tendo sido esculpida por São José. Em decorrência de uma batalha, a imagem foi levada para Portugal, onde, por muito tempo, ficou escondida no Pico de São Bartolomeu. Só em 1119, a imagem foi encontrada. A notícia se espalhou e muita gente começou a venerar a Santa. Desde então, muitos milagres foram atribuídos a ela.
No Pará, foi o caboclo Plácido José de Souza quem encontrou, em 1700, às margens do igarapé Murutucú (onde hoje se encontra a Basílica Santuário), uma pequena imagem da Senhora de Nazaré. Após o achado, Plácido teria levado a imagem para a sua choupana e, no outro dia, ela não estaria mais lá. Correu ao local do encontro e lá estava a “Santinha”. O fato teria se repetido várias vezes até a imagem ser enviada ao Palácio do Governo. No local do achado, Plácido construiu uma pequena capela.
Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará. Organizado pelo presidente da Província do Pará, capitão-mor Dom Francisco de Souza Coutinho, o primeiro Círio foi realizado no dia 8 de setembro de 1793. No início, não havia data fixa para o Círio, que poderia ocorrer nos meses de setembro, outubro ou novembro. Mas, a partir de 1901, por determinação do bispo Dom Francisco do Rêgo Maia, a procissão passou a ser realizada sempre no segundo domingo de outubro.
Tradicionalmente, a imagem é levada da Catedral de Belém à Basílica Santuário. Ao longo dos anos, houve adaptações. Uma delas ocorreu em 1853, quando, por conta de uma chuva torrencial, a procissão – que ocorria à tarde – passou a ser realizada pela manhã.
Virgem de Nazaré: Patrona do Pará

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA – ASSESSORIA TÉCNICA
LEI N° 4.371, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1971.
Proclama Nossa Senhora de Nazaré Patrona do Estado do Pará e dá outras providências.
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ promulga e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1° – Fica proclamada PATRONA DO ESTADO DO PARÁ NOSSA SENHORA DE NAZARÉ.
Parágrafo Único – O Governo do Estado do Pará prestará, anualmente, as honras de Estado à padroeira dos paraenses.
Art. 2° – A presente Lei poderá ser regulamentada pelo Governador do Estado. 
Art. 3° – Esta Lei tem sua vigência a partir do dia 10 de outubro do corrente ano. 
Palácio do Governo do Estado do Pará, 15 de dezembro de 1971. 
FERNANDO JOSÉ DE LEÃO GUILHON Governador do Estado
Georgenor de Souza Franco
Secretário de Estado de Governo 

Círio: Fonte de Solidariedade


O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é experiência de fé, mas é também fonte de solidariedade. Boa parte da arrecadação da Festa é investida nas Obras Sociais da Paróquia de Nazaré (Ospan), desenvolvidas nas sete comunidades que compõem a sua área territorial. Milhares de pessoas são beneficiadas anualmente em seus projetos de atendimento laboratorial, distribuição de sopa e creches infantis.

A implantação do Serviço Social na Ospan se deu em 2002, na gestão do Padre Francisco Silva, na época pároco da Paróquia de Nazaré. O Padre solicitou, ao departamento de Serviço Social da Universidade da Amazônia (Unama), uma consultoria a respeito das necessidades da Paróquia de Nazaré. Hoje, com o serviço implantado, a responsabilidade do trabalho desenvolvido fica a cargo das técnicas Mônica Demachki (Coordenadora) e Hilda Muller (Assistente Social).
Os atendimentos médicos e odontológicos acontecem nas comunidades de São José e Santo Antônio Maria Zaccaria. Profissionais de saúde voluntários atendem mais de 3 mil pessoas por ano. A população carente recebe atendimento e orientações de higiene e saúde que fazem toda a diferença no seu dia-a-dia.

O pão é também repartido. Voluntários nas diversas comunidades preparam a sopa, que toda semana é fartamente distribuída aos que comparecem, o que ajuda a saciar a fome dos filhos de Nossa Senhora. As obras sociais têm vários projetos com a comunidade, entre eles, o programa inserção no mercado de trabalho, o programa adolescente trabalhador, o atendimento social e outros.
Cuidando também dos pequenos, as Obras atendem a mais de 500 crianças por meio das creches Sorena, Casulo (Santo Antônio Maria Zaccaria) e Cantinho São Rafael (Casa de Nazaré). Elas permanecem sob os cuidados de educadores das 7 às 17 horas, recebendo educação escolar básica, alimentação e muito carinho. São meninos e meninas entre dois e seis anos tendo a chance de crescer física, mental e espiritualmente, e participando ainda de atividades esportivas e culturais como danças e artes plásticas.
As Obras Sociais da Paróquia de Nazaré trabalham com valores que dignificam a vida do ser humano: ética, cidadania, universalidade, espírito de equipe, participação, respeito e confiança, espiritualidade, satisfação dos funcionários, humanização, qualidade de vida e compromisso institucional.
Fonte: http://www.ciriodenazare.com.br/portal/historia.php
Pesquisa: Equipe do jornal Folha Verde
Postado por Prof. José Carlos Oliveira







EJA: CONSELHOS DE TOTALIDADES

Nos dias 30/09 (terça-feira) e 01/10 (quarta-feira), as coordenações administrativa e pedagógica do Liceu Escola realizaram os Conselhos de Totalidades do Conhecimento na Educação de Jovens e Adultos do Liceu Escola.
O Conselho de Totalidades é a instância máxima avaliativa na proposta da Totalidade do Conhecimento. É realizado a cada bimestre letivo, com a participação de alunos, pais de alunos menores de idade, professores e a coordenação pedagógica, e visa, principalmente, constatar os progressos e dificuldades dos alunos e, assim, reorientar a qualidade do trabalho docente. Além disso, busca superar a prática excludente e classificatória, assumindo uma perspectiva inclusiva e mediadora da aprendizagem.

O coordenador administrativo Raimundo Monteiro conversa com os alunos da EJA 

Professores Glauce Antunes, Palmiro Alvão e Araci Rocha
Fotos: Aline Ellen Fontes
Postado por Prof. José Carlos Oliveira

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

ICOARACI: COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE 145 ANOS

Nazaré Pereira canta no aniversário de Icoaraci


Nazaré Pereira
A cantora paraense Nazaré Pereira participa hoje das comemorações alusivas aos 145 anos de fundação do distrito de Icoaraci, no anfiteatro da Orla do Cruzeiro, a partir das 20 horas. Será uma noite com o melhor do carimbó e um repertório recheado dos melhores sucessos da artista. A festa dos 145 anos de Icoaraci começou hoje de manhã, na Praça Cristóvão (Praça da Bíblia), com apresentação de bois bumbás, grupos folclóricos e do Projeto Brinca Belém, executado pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), que resgata as brincadeiras tradicionais de rua. Após o show de Nazaré Pereira, haverá show pirotécnico em frente à praia. 

Nazaré Pereira nasceu em Xapuri, no Acre, mas aos sete anos de idade foi morar com a mãe em Icoaraci. Atualmente, ela mora em Nancy, na França, mas duas ou três vezes por ano ela retorna à Vila Sorriso. 

Ela fala da sua expectativa com a apresentação de hoje à noite: “Vivi em Icoaraci toda a minha infância, desde a Maria Fumaça. Eu me lembro de Icoaraci, das pracinhas, dos arraiais, das rodas gigantes. Eu vivia em Icoaraci e Outeiro. Então, a minha relação é muito grande. Fazer um show aqui em Icoaraci - principalmente no dia dos seus 145 anos - e em Belém, pra mim, é uma espécie de glória.”
Fonte: http://www.ormnews.com.br/noticia/nazare-pereira-canta-no-aniversario-de-icoaraci#.VDWzKfldVu4
Postado por Prof. José Carlos Oliveira

sábado, 4 de outubro de 2014

INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Aluno da EJA realiza simulado com auxílio de intérprete de Libras


Marlon Freitas, aluno da turma 442, realizou o teste com o auxílio do intérprete Tiago Costa, do Centro de Referência de Inclusão Escolar Gabriel Lima Mendes, no dia 29 de setembro,

A Libras - Língua Brasileira de Sinais - é a língua oficial da comunidade surda do Brasil. Ela foi inspirada na Língua Francesa de Sinais e apresenta alguns traços desta em sua constituição.

Ao contrário do que se pode supor, as línguas de sinais não são universais, pois representam muito da cultura à qual pertencem. Num mesmo país há diferenças regionais.

O uso e a difusão da Libras no ambiente escolar representam um grande avanço no processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo, pois possibilita que ele tenha acesso aos conteúdos escolares em sua língua materna. Além disto, a Libras possibilita a interação do aluno surdo com ouvintes.

Recursos para Surdos
  • Língua de Sinais Urubu-Kaapor - Saiba mais em http://www.libras.com.br/urubu-kaapor
  • Hand talk - é um tradutor de sites automático para Libras. Além de auxiliar a comunidade surda na comunicação através da tradução para a Libras, o app também ensina você a aprender novos sinais. Saiba mais em http://handtalk.me/
  • ProDeaf - é um software de tradução de texto e voz na língua portuguesa para Libras - a língua brasileira de sinais, com o objetivo de realizar a comunicação entre surdos e ouvintes. Saiba mais em http://www.prodeaf.net/










Vídeo

Intérprete Tiago Costa, com o aluno Marlon Freitas


Texto e Fotos: Aline Ellen Fontes
Postado por Prof. José Carlos Oliveira

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

1º SIMULADO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO LICEU ESCOLA

Com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento acadêmico dos alunos das terceiras e quartas totalidades do conhecimento, foi realizado no dia 23 de setembro o 1º Simulado da Educação de Jovens e Adultos.

O projeto busca aliar a avaliação quantitativa à qualitativa visando melhorias no desenvolvimento dos alunos, sem descaracterizar a organização do ensino em totalidades do conhecimento. Além disto, os resultados obtidos devem servir como reflexão das práticas de alunos e professores.
Aline Ellen Fontes
Coordenadora da EJA
Prof. Palmiro Alvão

Prof. Francisco Carvalho


Profª Glauce Antunes
Fotos: Aline Ellen Fontes
Postado por Prof. José Carlos Oliveira