quarta-feira, 13 de abril de 2016

ALUNAS E FUNCIONÁRIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS RECEBEM HOMENAGEM PELO DIA DA MULHER

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Na noite do dia 08 de março, as mulheres que fazem a Educação de Jovens e Adultos receberam homenagens organizadas pelo administrador do turno, Raimundo Monteiro, e pelo professor Valdeci Nascimento, da Biblioteca Therezinha Gueiros. Para embalar a noite, a dupla de ex-alunos do Liceu, Caio e Tamires, cantou sucessos da música nacional.

Coordenador Administrativo Raimundo Monteiro, com o animador do evento, professor Valdeci Nascimento, e os músicos Caio e Tamires



Caio e Tamires, ex-alunos do Liceu Escola 






Texto: Aline Ellen Fontes
Imagens: José Carlos Oliveira
Postado por Prof. José Carlos Oliveira

segunda-feira, 11 de abril de 2016

ALUNOS DA EJA PARTICIPAM DA AULA INAUGURAL DO CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA

CONEXÃO ESTAÇÃO NATUREZA

Coordenadora Pedagógica Aline Ellen, com a aluna Alzenir Torres
No dia 02 de março, os alunos inscritos para o Curso de Informática Básica visitaram a Conexão Estação Natureza, do Grupo Boticário que estava em exposição no Boulevard Shopping, em Belém. Este momento possibilitou aos alunos conhecer novas tecnologias como simuladores de realidade e jogos kinect. Na Estação Conservação na Prática, viajaram pelos biomas do Brasil através da tecnologia motion by hands. No Cinema Sensorial, conheceram a tecnologia 4D com imagens da natureza em 360°, de modo a inserir o espectador no cenário através dos sentidos.

As Estações Natureza foram criadas em parceria com o Grupo Boticário, com o objetivo de sensibilizar a população sobre o meio ambiente. O projeto usa a interatividade para abordar a questão ambiental e tem unidades fixa em São Paulo (SP) e Corumbá (MS), e uma exposição itinerante que percorrerá mais de 15 mil quilômetros, passando por dez capitais brasileiras, levando uma experiência única cheia de entretenimento, informação e conscientização sobre a importância da natureza a todas as famílias.

Com a ajuda da tecnologia, é possível explorar os quatro sentidos – visão, audição, olfato e tato – a partir de imagens, paisagens sonoras e aromas que proporcionam aos visitantes uma viagem aos ambientes naturais brasileiros.

A Conexão Estação Natureza é uma exposição gratuita, interativa e sensorial sobre os biomas brasileiros que viajará por todos os cantos do país, levando entretenimento sobre a importância da conservação da natureza. Suas seis estações interativas oferecem contato com recursos de última geração como óculos de realidade virtual, cinema sensorial, plataforma de games estilo Kinect e telas touchscreen com tecnologia motion by hands.

A visita serviu de sensibilização para o Curso de Informática Básica, cujas aulas estão sendo ministradas pelo professor José Carlos Oliveira desde o dia 07 de março, em uma das salas de informática do Liceu Escola, no horário de 17h30 às 19h, e se estenderá por 20 semanas, com a carga horária total de 60 horas. Ao final, os alunos receberão o certificado de conclusão emitido pelo Conselho Escolar do Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso.
Fonte: http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt/o-que-fazemos/estacao-natureza/pages/default.
Texto: Aline Ellen Fontes

Veja o vídeo do evento


Conexão Estação Natureza

Postado por Prof. José Carlos Oliveira

domingo, 3 de abril de 2016

HISTÓRIA: Vamos aprender!

O Império Romano invade Belém

Domingo, 03/04/2016, 08:38:12 - Atualizado em 03/04/2016, 12:22:04A-A+
O Império Romano invade Belém (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Chega pela primeira vez a Belém um projeto que promete uma verdadeira viagem ao passado de uma Civilização que inspirou a arquitetura, a agricultura, a democracia e a religião modernas. Trata-se da exposição “Civilização Romana: O Império que moldou o Mundo”, que recria esse período histórico com mais de 2.000 anos, permitindo aos visitantes explorar e vivenciar os utensílios, as tecnologias e as poderosas máquinas fabricadas por aquele povo. A mostra será inaugurada na próxima quarta-feira (6) e ficará em cartaz até 20 de maio, no Boulevard Shopping. 
Veja o vídeo sobre o Império Romano:
Esta é a primeira passagem da coleção pela América Latina. Ao todo, são 65 equipamentos construídos pelo grupo de escultores do respeitado artesão italiano Gabriele Niccolai. O diretor da exposição, Emerson Oliveira, ressalta que os instrumentos são feitos com o mesmo material da época. E alguns são interativos. “A ideia é que os visitantes aprendam com peças que estimulam todos os sentidos”, destaca Oliveira.

ORIGEM
O professor de História Alessandro Costa acredita que projetos como este são importantes para pessoas de todas as idades. “É uma forma de conhecer a origem da nossa cultura religiosa, política e econômica de hoje”, afirma. Ele explica que Roma se diferencia de outras cidades do passado por ser pioneira em diversas questões da História do Ocidente. A população romana foi, por exemplo, a primeira a ter noção de balança comercial e a utilizar moedas para valorizar os produtos. Outro aspecto muito conhecido é o pioneirismo da tecnologia hidráulica trazida do Egito, com construção de dutos, encanamentos e tubulações.
Esses fatos históricos estarão em exposição, por meio de três seções temáticas: Gênio Militar, Construindo Roma e Estilo de Vida. A primeira conta com a caracterização dos guerreiros romanos e das máquinas de guerra. A segunda é referente a mecanismos que ergueram a cidade, como o arco (que inspira a arquitetura mundial até hoje) e o aqueduto romano (parte do sistema de abastecimento de água). E a terceira contém aparelhos, como maquete do Coliseu e manequins de gladiadores.
A previsão de público durante a exposição é de cerca de 30 mil pessoas. As escolas podem fazer agendamento para levar grupos de alunos e professores. O percurso é totalmente guiado por monitores, que explicam, do início ao fim, a História por trás das peças. O projeto é uma realização da Associação Cultural Italian Art, Instituto Portal do Conhecimento, Faz e Acontece Cerimonial e Eventos e o Boulevard Shopping Belém. O DIÁRIO DO PARÁ é media partner da mostra.
(Alice Martins Morais/Diário do Pará)
Postado por Prof. José Carlos OLiveira