Resultados

RECONHECIMENTO


                                          Alunos da Rede Municipal de Educação
                                           Aluno Matheus Caleb - 6º ano
                                          Promotora e Secretária de Educação

Transformar produtos como engradados de madeira e marmitas de plástico em materiais didáticos. Esse foi o foco da ação de reciclagem campeã do Prêmio Procuradoria Verde de Boas Práticas Ambientais, realizado pelo Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA), em parceria com a Prefeitura de Belém através da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
A iniciativa de reciclagem realizada pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Sabino Barreto, bairro de Águas Negras, no distrito de Icoaraci, recebeu o título de campeã. As outras instituições de ensino municipais foram a Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, localizada no bairro Ponto Grossa, também no distrito de Icoaraci, e a Escola Municipal Professor Pedro Demo, no bairro Água Boa, distrito de Outeiro. A premiação ocorreu na tarde desta quinta, 07, no auditório do 3º andar do prédio Evolution, em Belém.
A secretária municipal de Educação, Socorro Aquino, destacou que iniciativas alusivas às boas práticas em prol do meio ambiente são uma das prioridades na rede municipal de ensino. “Hoje se discute muito dentro das nossas escolas, está na nossa matriz curricular o meio ambiente. Isso é muito importante e precisa ser cada vez mais discutido. Devemos incentivar mais as práticas benéficas ao meio ambiente”, pontuou.
A instituição Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso ficou em segundo lugar. O projeto apresentado tinha o objetivo de transformar óleo de cozinha descartado em sabão. “É uma grande honra participar de um projeto como esse. Conscientizar as pessoas sobre as boas práticas para o meio ambiente e mostrar que ele é muito importante para o ser humano”, comentou o aluno do 6º ano, Matheus Caleb.
Prêmio – O prêmio Procuradoria Verde de Boas Práticas Ambientais fez parte da Semana do Meio Ambiente do MPF/PA. Ao todo, 13 escolas de Belém participaram do projeto. Para a final, três foram escolhidas através de seleção dividida em critérios classificatórios e eliminatórios.
Todas as escolas passaram pelos critérios eliminatórios, onde havia a obrigação do projeto ter cunho ambiental e capacidade de produção. Já o critério classificatório foi dividido em quatro quesitos: participação discente, participação docente, impacto social na comunidade local e inovação. Cada critério valia cinco pontos, dividido para três jurados. A pontuação máxima para cada escola era  de 60 pontos. A primeira classificada ficou com 49 pontos, a segunda com 47 e a terceira com 46 pontos.
“O grande objetivo dessa ação é questionar a necessidade de proteção do meio ambiente em múltiplas etapas. A parceria com a Semec só embasa as ideias do Ministério Público Federal, com relação à junção para praticar ações que causem impacto social”, explicou o chefe do Setor de Logística e técnico Administrativo do Ministério Público no Pará, Yã Góes.
Texto:

Luiz Antonio Pinto









CERTIFICADO - Prêmio Victor Civita Educador Nota 10

Projeto Etnoconexões entre a Arte e a Matemática



Criado em 1998, o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 é a principal iniciativa da Fundação Victor Civita para a valorização do trabalho docente e a disseminação de práticas educativas de sucesso. 









A professora Rosângela Dantas Martins (Matemática) recebeu o certificado pela classificação do projeto Etnoconexões entre a Arte e a Matemática entre os 50 finalistas do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10
Parabéns a todos os participantes do trabalho!!


Postado por Prof. José Carlos


PRÊMIO VICTOR CIVITA - EDUCADOR NOTA 10

LICEU ESCOLA PARTICIPOU DA EDIÇÃO 2013 DO PRÊMIO




Criado em 1998, o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 é a principal iniciativa da Fundação Victor Civita para a valorização do trabalho docente e a disseminação de práticas educativas de sucesso. 









O projeto Etnoconexões entre a Arte e a Matemática, inscrito pela professora Rosângela Dantas Martins (Matemática) - cuja autoria dividiu com a professora Márcia Mara Baleiro Barroso (Artes), foi selecionado entre os 50 finalistas, dentre cerca de 3.000 trabalhos inscritos. 

Desenvolvido no ano passado, com as parcerias dos professores Josué Pereira (Cerâmica), Guilherme Santana (Cerâmica), Larissa Mendes (Expressão Gráfica),  Jorge Martins (Educação Patrimonial) e com recursos de pesquisa das Salas de Informática Educativa, o projeto  Etnoconexões entre a Arte e a Matemática contempla a proposta do Liceu Escola de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso de valorização e preservação da cultura e a relação humana com o meio ambiente, integrando o espaço escolar com a comunidade do Paracuri, em Icoaraci, num intercâmbio entre a educação formal e a não-formal. Neste sentido, o trabalho propõe o estudo do grafismo aplicado na cerâmica marajoara, cujos motivos ornamentais apresentam uma forte influência de desenhos geométricos, no quais são observados com nitidez a linha, o espiral, o círculo e a simetria, utilizadas para construir harmoniosamente faixas decorativas em objetos utilitários e para rituais com inspiração em seres humanos, vegetação e animais. A partir desses conceitos matemáticosconstruídos e desenvolvidos na interação do homem com seu ambiente social, os alunos criam e recriam, integrando o ensino da matemática e a arte de criação.

Rosângela Dantas Martins
Matemática – 8º ano
Trabalho “Etnoconexões entre a arte e a matemática”
Liceu Escola de Artes e Oficios "Mestre Raimundo Cardoso"
Belém/PA


RESULTADO DA 1ª ETAPA

Clique no link e conheça os 50 finalistas escolhidos entre cerca de 3.000 trabalhos inscritos.







Clique no link para saber tudo sobre

O mais importante prêmio de Educação da América Latina







Vídeo: Etnoconexões entre a Arte e a Matemática

Vídeo editado na Sala de Informática Educativa

Visita a uma loja de cerâmica do bairro do Paracuri
Sala de Informática Educativa
Alunos na aula de Cerâmica
Professoras Rosângela e Márcia Mara
Texto: Prof. José Carlos
Postado por Prof. José Carlos

RESULTADOS E PREMIAÇÕES - 2012

      Evolução IDEB


1° Lugar entre as 52 escolas avaliadas da Rede Municipal de Belém no Simulado de Matemática, Código e Linguagem, em 2012, para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.

Concurso de Redação da Marinha do Brasil “Operação Cisne Branco” – 2012
Os três primeiros colocados são alunas do Liceu:
1° lugar – Willa Mara dos Santos Gonçalves
2° lugar – Jéssycka Adriana Progênio Barbosa
3° lugar – Denise Paula da Costa Lima

1° Concurso de Poesia da SEMEC - 2012
O Liceu participou do certame com 225 poesias inscritas. Teve oito poesias classificadas entre os vinte primeiros lugares nas sete categorias. Dentre estas:
1° lugar na categoria Anos Finais do Ensino Fundamental – aluna Merikelly Passos Anaud, com a poesia “Amor”;
1° lugar na categoria Professor – professora Janice Shirley Souza Lima, com a poesia “1970”.
Profª M.Sc. Janice Lima
Diretora do Liceu 




ÔNIBUS ESCOLAR: LICEU PREMIADO PELO DESEMPENHO NO IDEB



Escolas de Belém são premiadas pelo desempenho no Ideb
Profª Janice Lima, diretora do Liceu, recebe a chave do ônibus escolar
Alunos das seis escolas municipais que tiveram os melhores desempenhos na última Prova Brasil, que mede o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) agora terão transporte escolar de graça oferecido pela Secretaria Municipal de Educação. O serviço será realizado por meio de seis ônibus para atender as escolas Theodor Badotti (Tenoné), Paulo Freire (Tenoné), Ernestina Rodrigues (São Brás), Elder Fialho (Outeiro), Liceu do Paracuri Mestre Raimundo Cardoso (Icoaraci) e Lauro chaves (Mosqueiro). (grifo nosso).
(...)
A entrega oficial dos ônibus foi feita pelo próprio prefeito Zenaldo Coutinho na tarde desta quinta-feira, 21, no pátio da Secretaria de Estado de Educação. Os ônibus têm 23 lugares cada um. (...)
O prefeito esclarece que “essa foi a maneira que a prefeitura encontrou para reconhecer o trabalho que essas escolas vem desenvolvendo  com os alunos, que conseguiram destaque no IDEB”. Segundo Zenaldo, as medidas também incentivam as outras escolas a melhorarem cada vez mais. “É com incentivo da prefeitura e com a participação de todos que fazem a escola, que Belém vai se tornar uma cidade com excelência na educação”, afirmou.
(...)
A secretária de educação de Belém, Nelly Cecília, que assinou o termo de doação dos ônibus junto com o prefeito Zenaldo Coutinho e o secretario estadual de Educação Claudio Ribeiro, acredita que os ônibus vão contribuir bastante para as atividades pedagógicas, não somente das escolas que ganharam os veículos, mas das escolas que ficam em torno, que também poderão usar o transporte em visitas e pesquisas.
A aquisição dos ônibus para as escolas de Belém faz parte da última emenda de Zenaldo Coutinho ainda como deputado federal, em Brasília. Os ônibus foram recebidos pela Seduc, que encaminhou os veículos por meio de um termo de doação para a Prefeitura de Belém.
Texto: Luiz Miranda
Fotos: João Gomes
Edição: Comus
Fonte: http://www.belem.pa.gov.br/
Postado por Prof. José Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário