PROJETO
PROJETO
Escola: Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso
Professor da SIE: José Carlos Oliveira da Silva
E-mail: jcarlos11200@gmail.com
Nível / modalidade de ensino: Ciclo II - 1º e 2º Anos
TÍTULO
Jornal Escolar: aprendendo com a linguagem jornalística
SITUAÇÃO PROBLEMA
JUSTIFICATIVA
Professor da SIE: José Carlos Oliveira da Silva
E-mail: jcarlos11200@gmail.com
Nível / modalidade de ensino: Ciclo II - 1º e 2º Anos
TÍTULO
Jornal Escolar: aprendendo com a linguagem jornalística
SITUAÇÃO PROBLEMA
Superação do baixo rendimento dos alunos e das dificuldades ortográficas através do conceito de erro como possibilidade de crescimento e não como fracasso/derrota e discriminação.
Pessoas que não são leitoras têm a vida restrita à comunicação oral e dificilmente ampliam seus horizontes, por ter contato apenas com ideias próximas das suas, nas conversas com amigos. São os livros, revistas, jornais e outros suportes, como a internet, que oportunizam o contato com o desconhecido, com outras épocas e outros lugares e, assim, abrem janelas para o mundo, “abrem a cabeça”. Por isso, incentivar a formação de leitores e escritores é tão fundamental no mundo globalizado em que vivemos, é trabalhar pela sustentabilidade do planeta, garantir a convivência pacífica entre todos e o respeito à diversidade, no caminho de uma nova cidadania exigida por um mundo em permanente mudança nas suas escritas, e cada vez mais exigente quanto à qualidade da leitura.
A função de um texto é levar uma mensagem ao leitor, estabelecer uma comunicação com ele. Por isso, quem vai redigir utiliza a forma de redação mais adequada para traduzir os conteúdos que deseja transmitir. Mas, assim como o autor, o leitor também tem suas intenções ao ler o texto. Portanto, ao usar uma determinada forma de redação o escritor está procurando harmonizar os seus interesses aos do leitor, está utilizando a estrutura que melhor traduza esse duplo interesse. Assim, para se formar leitores e escritores competentes é necessário um amplo contato com os diferentes gêneros textuais. E o espaço privilegiado para esse contato é a escola, onde se dá o encontro decisivo entre a criança/adolescente e a leitura/escrita em todas as áreas do conhecimento.
Neste sentido, entre os objetivos do projeto Jornal Escolar: aprendendo com a linguagem jornalística está o de oportunizar esse contato com os diferentes gêneros textuais, numa realidade palpável, deslocando o foco do conteúdo curricular abstrato, no intuito de que a prática escolar passe a focalizar as situações reais da vida cotidiana e o professor tenha oportunidades imperdíveis de transpor os objetivos meramente intelectuais e investir na alfabetização emocional, relacionamento humano, ética, cidadania, educação de valores e tantos outros aspectos necessários para educação integral, centrada no ser e na realidade, principalmente no debate dos problemas socioambientais, que estão bem próximos da nossa escola e da nossa comunidade, e que são tratados pela disciplina Educação Ambiental, parceira deste projeto.
Sobre a importância de jornais e revistas como mediadores entre a escola e o mundo, Faria diz que:
“O jornal é também uma fonte primária de informação, espelha muitos valores e se torna assim um instrumento importante para o leitor se situar e se inserir na vida social e profissional. Como apresenta um conjunto dos mais variados conteúdos, preenche plenamente seu papel de objeto de comunicação. Mas não só, pois como o pontos de vista costumam ser diferentes e mesmo conflitantes, ele leva o aluno a conhecer diferentes posturas ideológicas frente a um fato, a tomar posições fundamentadas e a aprender a respeitar os diferentes pontos de vista, necessários ao pluralismo numa sociedade democrática”. (FARIA, 2009, p. 11).
Reconhecendo essa importância do jornal, o Liceu Escola, já faz uso do jornal como metodologia para promover oportunidades de informação, educação e comunicação para crianças e adolescentes desde maio de 2009, quando foi publicado o “Jornal do Paracuri”, criado e editado pelos alunos com o software Writer, a partir de uma atividade do Curso Mídias na Educação (realizado na plataforma Proinfo do MEC), elaborada pelos professores-cursistas José Carlos Oliveira e Elizabeth Torres. E, nos anos seguintes, outros foram publicados, nos meios impresso e digital - com a utilização de ferramentas de criação e edição, como Publisher e, atualmente, Scribus - sempre com o foco na valorização do Aprender pelo Fazer, desenvolvimento e firmação da capacidade leitora dos alunos, estímulo à expressão escrita, formação da cidadania, cultura geral, norma padrão escrita como ponto de referência para a correção na produção de textos, desenvolvimento de habilidades para o uso de recursos tecnológicos na produção textual e na edição de imagens.
QUESTÕES PARA INVESTIGAÇÃO
- Quais são as habilidades e competências necessárias para ser um(a) jornalista?
- As pessoas acreditam em tudo o que o jornal publica?
- Quantas pessoas são necessárias para fazer um jornal?
- Quais são os equipamentos necessários para montar um jornal?
- O que pode e o que não pode ser publicado no jornal?
- Quais são as possibilidades de aprendizagem através da utilização do jornal?
- Todos os jornais publicam as mesmas coisas?
- Quando o jornal começou a ser publicado no Brasil e no mundo?
- Como eram os primeiros jornais?
OBJETIVOS DO PROJETO
- Familiarizar o aluno com o jornal;
- Desenvolver o hábito da leitura e comportamentos leitores e escritores;
- Promover a discussão da realidade;
- Possibilitar o enriquecimento cultural e existencial do aluno;
- Formar leitores esclarecidos e participantes;
- Reconhecer o significado da expressão “ponto de vista”, no sentido de ter claro que existem inúmeros olhares sobre um mesmo fato, situação ou ideia;
- Avaliar o próprio comportamento diante da maneira de encarar os seus erros e os dos colegas;
- Perceber as diferenças entre a língua falada e a língua escrita;
- Desenvolver habilidades para o uso de recursos tecnológicos na produção textual e na edição de imagens;
- Incentivar a pesquisa, a produção de tipos e gêneros textuais diferentes, o protagonismo e a divulgação das produções do aluno.
CONTEÚDOS CURRICULARES
- Biblioteca: leitura dirigida, função da biblioteca.
- Ensino das Artes: comunicação visual – signos, imagens, desenhos, gráficos, layout gráfico.
- Educação Ambiental: os lugares e suas paisagens, problemas socioambientais, atitudes para um ambiente saudável.
- Língua Portuguesa: comportamentos leitores e escritores; escrita e produção de textos; tipos e gêneros textuais do jornal; revisão das produções textuais.
PARCERIAS
Atuação
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Nome do professor
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Turma
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Turno
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Biblioteca
Educação Ambiental
Ensino das Artes
Língua Portuguesa
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Priscila Melo
Andson
Oliveira
Márcia Mara Barroso
Andréa Martins
|
-
-
-
-
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3º
3º
3º
3º
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METODOLOGIA
a) FASE DE SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS EM
RELAÇÃO AO TEMA
Atividades
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Descrição das ações
do aluno
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Conteúdos
curriculares
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Recursos computacionais
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Local e
coordenação da ação
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"Tempestade cere-bral" sobre a
função de um jornal.
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Anotar tudo que vem à cabeça sobre jornal;
Participar de uma roda de conversa.
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Linguagem oral
Linguagem escrita
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Processador de textos
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SIE – Professor da SIE
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Manuseio e visualiza- ção de jornais e informativos produzi-dos pelos alunos em
anos anteriores, jor-nais da grande im- prensa e vários ou-tros.
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Manusear e visualizar os jornais e informati-vos,
observar suas características; estabe-lecer as semelhanças e diferenças na
diagrama- ção, primeira página, manchetes, leads e te-máticas abordadas,
comparar os jornais locais com os jornais escolares.
Participar de uma roda de conversa sobre a
atividade e os objeti-vos/metodologia do projeto Jornal Escolar.
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Comunicação visual
Tipos e gêneros
textuais
Expressão oral
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Visualizador de imagens
Internet
http://www.ejornais.com.br
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SIE – Professor da SIE
Sala de aula - Professoras de Língua Portuguesa
e Ensino das Artes
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b) FASE DE APROFUNDAMENTO DO ESTUDO ACERCA DO
TEMA
Atividades
|
Descrição das ações
do aluno
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Conteúdos
curriculares
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Recursos
computacionais
|
Local e
coordenação da
ação
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História
do Jornal: exibição de vídeos
História do Jornal Impresso
História do Jornal Impresso - foto-composição
A História dos Jornais no Brasil - Parte 1,
Parte 2 e Parte Final
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Assistir
os vídeos.
Participar
de uma roda de conversa sobre a história do jornal impresso e a veiculação do
jornal na atualidade.
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A
evolução dos meios de comunicação: o jornal impresso
Liberdade
de imprensa
Ética
jornalística
|
Internet:
http://www.youtube.com/watch?v=FIVOOmI_wWo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=3rc0nE5kpxs
http://www.youtube.com/watch?v=90cfKJ6WcMw
http://www.youtube.com/watch?v=zi_j0sxhHOw
http://www.youtube.com/watch?v=3v9GXgPoKus
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SIE
- Professor da SIE
Sala
de aula - Professora de Língua Portuguesa
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Estrutura
do jornal:
Identificação
dos elementos consti-tutivos de um jornal.
|
Identificar
as diver-sas informações so-bre o jornal
e os seus elementos constitutivos: ilus-trações, charges, tipos de
textos, etc., a partir de um roteiro preparado pelo professor.
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Comunicação
visual
Tipos
e gêneros textuais do jornal
Leitura
Compreensão
de textos
Produção
textual
|
Visualizador
de imagens
Internet:
http://digital.diariodopara.com.br/pc
Processador
de textos
|
SIE
- Professor da SIE
Sala
de aula - Professoras de Língua Portugue-sa e
Ensino das Artes
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Manchete
e Notícia
Fato
e Opinião
-
Características principais.
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Formar
equipes de 2 alunos, acessar os sites indicados pelo professor (ou pegar um
jornal completo de qualquer dia), ler a primeira página, escolher uma man-chete,
observar em que página está escrita a notícia referente à manche-te, ler a
manchete e a notícia com aten- ção e responder as questões do roteiro
preparado pelo pro-fessor.
A
partir de uma no-tícia indicada pelo professor, identificar os elementos cons-
titutivos e as carac-terísiticas desse gênero textual (começo, meio e fim, o
quê? quem? quando? onde? como? por quê?) e criar outra manchete para a mesma
notícia.
Escrever
uma notícia para divulgar um fato, problema, ou descoberta que ocorreu na sua
comunidade (seguir o roteiro disponibili-zado pelo profes-sor).
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Tipos
e gêneros textuais do jornal
Características
principais de uma notícia
Leitura
Compreensão
de textos
Produção
textual
|
Internet:
http://digital.diariodopara.com.br/pc
http://www.ejornais.com.br
Visualizador
de imagens
Processador de textos
|
SIE
- Professor da SIE
Sala
de aula - Professora de Língua Portugue-sa
|
Entrevista
-
Caraterísticas principais
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Em
duplas, ler uma entrevista reproduzida pelo professor, observar suas prin-cipais
características, responder as ques-tões de um roteiro preparado pelo pro-fessor
e elaborar uma entrevista com uma pessoa que julguem importante na comu-nidade
(ler com aten-ção as sugestões fornecidas pelo pro-fessor).
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Gêneros
textuais do jornal: entrevista
Leitura
Compreensão
de textos
Produção
textual
|
Visualizador
de imagens
Processador
de textos
|
SIE
- Professor da SIE
Sala
de aula - Professora de Língua Portuguesa
|
Resenha
-
Características principais
|
Em
duplas, ler as resenhas seleciona-das pela bibliotecária, extraídas de jornais
diversos, observar suas principais carac-terísticas e responder as questões do
roteiro disponibilizado pelo professor.
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Gêneros
textuais do jornal: entre-vista
Leitura
Compreensão
de textos
Produção
textual
|
Visualizador
de imagens
Processador
de textos
|
SIE
- Professor da SIE
Sala
de aula - Professora de Língua Portuguesa
|
Mini-oficina
de edi-toração
eletrônica
com o Software Livre Scribus Stable
|
Acessar
o aplicativo Scribus Stable e
seguir as instruções da apostila disponibilizada e esclarecer as dúvidas com
o professor.
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Ferramentas
de publicação
Recursos
visuais
Leitura
Compreensão
de textos
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Aplicativo
de editoração eletrônica Scribus Stable
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SIE
- Professor da SIE
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c) FASE DE SISTEMATIZAÇÃO DOS RESULTADOS DOS
ESTUDOS E PRODUÇÃO DOS ALUNOS
Atividades
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Descrição das ações
do aluno
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Conteúdos
curriculares
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Recursos computacionais
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Local e
coordenação da ação
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Montagem
do jornal
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Formar
duplas ou trios e seguir as etapas do roteiro disponibilizado pelo professor.
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Comunicação
visual: signos, imagens, dese-nhos, gráficos, layout gráfico.
Gêneros
textuais do jornal: entrevista, notí-cia, ilustração, charge, imagens, etc.
Leitura
Compreensão
de textos
Produção
textual
Revisão
das pro-duções textuais.
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Aplicativo
de editoração eletrônica Scribus Stable
Processador
de textos
Editor
de imagens
Internet
|
SIE
- Professor da SIE
Sala
de aula - Professoras de Língua Portuguesa, Ensino das Artes e Educação
Ambiental
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d) FASE DE CULMINÂNCIA OU SOCIALIZAÇÃO DAS
PRODUÇÕES DOS ALUNOS
Atividades
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Descrição das ações
do aluno
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Conteúdos
curriculares
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Recursos computacionais
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Local e
coordenação da ação
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Afixação
dos jornais produzidos em locais visíveis/ mural do hall do Liceu Escola
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Exposição
dos trabalhos e convite aos alunos e visitantes para a leitura das produções.
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Linguagem
oral
Discurso
persuasivo
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Internet:
Blog
do Liceu Escola
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Hall
do Liceu Escola / Biblioteca
Professora de Língua Portuguesa / Bibliotecária
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Postagem
dos jornais produzidos no blog do Liceu Escola (http://liceudeicoara
ci.blogspot.com)
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Postagem
dos trabalhos e divulgação do endereço do blog no Liceu Escola e na comunidade
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Linguagem
oral
Discurso
persuasivo
|
Internet
Blog
do Liceu Escola
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SIE
/ Liceu Escola / Comunidade
Professor
da SIE
Professora
de Língua Portuguesa
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TURMAS E Nº DE ALUNOS PARTICIPANTES DO
PROJETO
Código das turmas
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Nº de alunos participantes
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Turno de estudo das turmas
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C31303
C31304
C32101
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40
39
40
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3º
3º
3º
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AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Os professores
construirão com as turmas o sistema de avaliação, para que ambos saibam quais
critérios serão avaliados e quais as habilidades a serem desenvolvidas
durante as atividades.
Será sugerida a
produção de um relatório individual, indicando os conteúdos assimilados, as
dificuldades encontradas, os pontos positivos e negativos verificados durante
as atividades, como se deu o relacionamento com os colegas, e uma avaliação
sobre seu rendimento e participação nas atividades.
Os professores
observarão o crescimento no aprendizado do aluno, sua participação nas
discussões, seu desempenho na editoração e produção textual, a
responsabilidade e organização no desenvolvimento das atividades e perante o
grupo. Ao final, os professores e alunos participarão de uma roda de
conversa, na qual todos farão suas avaliações.
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AVALIAÇÃO DO PROJETO
Avaliação coletiva, com a participação de
todos os envolvidos no projeto - alunos, professores e colaboradores - quanto
ao atingimento dos objetivos propostos.
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REFERÊNCIAS
FARIA, Maria Alice de Oliveira.
Como
usar o jornal na sala de aula. 10. ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009. 162p. (Repensando
o Ensino).
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