quinta-feira, 13 de setembro de 2012

EJA: 3ª ATIVIDADE EXTRACLASSE DE 2012

Com o tema Liceu, caminhando e interagindo com a cidade de Belém, a Educação de Jovens e Adultos do Liceu Escola “Mestre Raimundo Cardoso” apresentou, no dia 04 do mês corrente (terça-feira), a culminância da 3ª Atividade Extraclasse programada para o ano letivo de 2012: Formação dos Povos.
A abertura da programação foi realizada pela Coordenação Pedagógica da EJA, com a participação do aluno Anderson Moraes, da 3ª Totalidade (Turma 342).
Os trabalhos desenvolvidos pelas turmas das Totalidades foram apresentados conforme a sequência abaixo:
Turma 241 – HERANÇA CULTURAL DOS 4 GRUPOS FORMADORES DOS POVOS
Turma 141 – INFLUÊNCIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Turma 341 – ERVAS MEDICINAIS NA CULTURA PARAENSE
Turma 342 – A LINGUAGEM NA FORMAÇÃO DOS POVOS
Turmas 441 e 442 – A EXPRESSÃO DA LENDA DO BOTO (performance).
Texto: Prof. José Carlos.

PESQUISAS NA SALA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA:

Prof. Palmiro orienta alunos da Turma 341: pesquisa sobre plantas medicinais.
Prof. Soares orienta pesquisa sobre plantas medicinais.
Alunos da Turma 341: pesquisa sobre plantas medicinais.
Alunos da 3ª Totalidade: orientação do Prof. Palmiro e da aluna Nazaré, da 4ª Totalidade.
Prof. Soares orienta alunos da 3ª Totalidade.
EDIÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO NA SALA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA:

Turma 342: edição de áudio sobre a Língua Portuguesa.
Turma 342, com a profª. Cidália: edição de áudio e vídeo sobre a Língua Portuguesa.
Prof. José Carlos, com os alunos da Turma 342: edição de áudio e vídeo.
Alunas da Turma 342: edição de áudio sobre a Língua Portuguesa.
Aluno Anderson Moraes, da Turma 342, orienta as colegas na edição de áudio.


PESQUISA DE CAMPO: PLANTAS MEDICINAIS.

Alunos da 3ª Totalidade: pesquisa de campo.
Alunos da EJA entrevistam moradora da Rua Oito de Maio,
em Icoaraci.
Alunos da EJA entrevistam moradora da Passagem Tancredo Neves,
em Icoaraci.
Alunos da EJA entrevistam morador da Travessa Berredos,
em Icoaraci.


APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS NO AUDITÓRIO DO LICEU:

Administrador Raimundo Monteiro fez a abertura do evento.
Aluno Anderson Moraes colaborou na apresentação dos trabalhos.
Técnico Junior da ETEJA da SEMEC.
Técnicas pedagógicas da EJA do Liceu
Profª Cidália concentrada na apresentação dos trabalhos.
Público numeroso presente  no evento.

Apresentação da Turma 241.

Trabalho da Turma 241.

Apresentação da Turma 141.

Prof. Palmiro colaborou na apresentação da Turma 141.
Apresentação da Turma 341.

Apresentação da Turma 342.

Elenco da performance "A Lenda do Boto", com a profª Araci: Turmas 441 e 442.
Prof. Francisco Carvalho, com os seus alunos-atores.
Postado por Prof. José Carlos.





sábado, 8 de setembro de 2012

DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO



“A alfabetização e a paz” será o tema do Dia Internacional da Alfabetização 2012, lembrado no dia 8 de setembro. O assunto foi escolhido pela Década da Alfabetização da ONU 2003-2012, com o intuito de demonstrar os múltiplos valores e usos que o aprendizado de ler e escrever traz às pessoas.
Para a Diretora Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova, “a educação dá sustentabilidade para todas as metas de desenvolvimento e a alfabetização é a base de toda a aprendizagem. Fornece a indivíduos as habilidades para entenderem e moldarem o mundo, para participarem de processos democráticos e para terem  voz e fortalecerem suas identidades culturais”. Segundo a UNESCO, o ensino da leitura e escrita contribui para a paz, que facilita  a compreensão do mundo e o respeito das liberdades individuais. (Fonte: http://www.onu.org.br/paz-e-o-tema-do-dia-internacional-da-alfabetizacao-em-2012/).
Alunos da Alfabetização da Educação de Jovens e Adultos do Liceu.
.Profª Beatriz: alfabetização de jovens e adultos.
Profª Roseane: alfabetização de crianças.
Postado por Prof. José Carlos.

ESPECIAL: LIÇÃO DE CASA

Pesquisas comprovam que crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Este especial faz parte da Campanha Lição de Casa e mostra a melhor maneira de acompanhar seu filho no dever de casa

Texto: Beatriz Montesanti e Luciana Fleury; edição: Bettina Monteiro; ilustração: Aline Casassa; edição de arte: Daniela Decourt; design: Luna Fernandes; programação: Rafael Santos. 

Consultoria: Danila Secolim Coser, psicóloga; Heloisa Padilha, educadora e psicopedagoga; Fátima Regina Pires de Assis, professora de graduação e pós-graduação do curso de Psicologia da PUC-SP; Rose Mary Guimarães Rodrigues, docente do curso de Pedagogia da Unitri (Centro Universitário do Triângulo).


                                           Clique aqui: Dicas para ajudar seu filho na hora da lição


                  Clique aqui: Tudo que você precisa saber sobre as tarefas escolares


Postado por Prof. José Carlos.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Comemoração da Semana da Pátria - 2012

     Nos dias 3 e 4 de setembro, o Liceu Escola "Mestre Raimundo Cardoso" comemorou a 
   Semana da Pátria   com a programação abaixo: 
    Atividades desenvolvidas na Biblioteca:
















Postado por Prof. José Carlos.


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Grito da Independência, às margens do Ipiranga.
Óleo sobre tela, de Pedro Américo (1888).
História da Independência do Brasil
A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo.
Causas:
- Vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política;
- Desgaste do sistema de controle econômico, com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil;
- Tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil.
Dia do Fico
- D. Pedro não acatou as determinações feitas pela Coroa Portuguesa que exigia seu retorno para Portugal. Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro negou ao chamado e afirmou que ficaria no Brasil.
Medidas pré independência:
Logo após o Dia do Fico, D. Pedro I tomou várias medidas com o objetivo de preparar o país para o processo de independência:
- Organização a Marinha de Guerra
- Convocou uma Assembleia Constituinte;
- Determinou o retornou das tropas portuguesas;
- Exigiu que todas as medidas tomadas pela Coroa Portuguesa deveriam, antes de entrar em vigor no Brasil, ter a aprovação de D. Pedro.
- Visitou São Paulo e Minas Gerais para acalmar os ânimos, principalmente entre a população, que estavam exaltados em várias regiões.
A Proclamação da Independência
Ao viajar de Santos para São Paulo, D. Pedro recebeu uma carta da Coroa Portuguesa que exigia seu retorno imediato para Portugal e anulava a Constituinte. Diante desta situação, D. Pedro deu seu famoso grito, as margens do riacho Ipiranga: “Independência ou Morte!”
Pós Independência
- D. Pedro I foi coroado imperador do Brasil em dezembro de 1822;
- Portugal reconheceu a independência, exigindo uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas;
- Em algumas regiões do Brasil, principalmente no Nordeste, ocorreram revoltas, comandadas por portugueses, contrárias à independência do Brasil. Estas manifestações foram duramente reprimidas pelas tropas imperiais.

Pesquisa: Rafael e Heloísa (Turma 702)

Postado por Prof. José Carlos.