quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

ACOLHIMENTO DOS ALUNOS DO TURNO DA TARDE

PROGRAMAÇÃO

Data: 24 de Janeiro de 2014
Horário: 13h30min às 17h30min

Circuitos de Atividades


  • Ginásio de Esporte
  • Videoteca
  • Área Bloco I
  • Biblioteca
  • Sala de Música
  • Sensibilização com Argila
  • Oficina de Torno
  • Decoração e Argila




Postado por Prof. José Carlos

JORNADA PEDAGÓGICA DO LICEU ESCOLA

Visita ao Museu de Arte Sacra
o  Liceu Escola encerrou a sua Jornada Pedagógica, realizada de 20 a 22.01.2014, com uma visita ao Museu de Arte Sacralocalizado no Antigo Palácio Episcopal (Praça D. Frei Caetano Brandão). Participaram do evento a diretora Janice Lima, os técnicos pedagógicos e os professores. 
A programação foi iniciada com a  palestra "Os museus e suas coleções como recursos pedagógicos e seu papel na formação cultural". proferida pela professora Zenaide de Paiva, diretora do MAS. A seguir, a comitiva visitou o acervo do Museu e a Igreja de Santo Alexandre.








Igreja de Santo Alexandre, integrada ao Museu de Arte Sacra.  





Viviane Ribas e Patrícia Nascimento



Professora Zenaide de Paiva, diretora do MAS













Profª Viviane e Mestre Rosemiro





LEIA MAIS...
Clique nos Links

 Museu de Arte Sacra
 Museu de Arte Sacra
Imagens: Profª Viviane Ribas
Postado por Prof. José Carlos

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

ANIVERSÁRIO DE BELÉM - 398 ANOS

Agenda Belém: Aniversário de Belém, 398 anos


Mais de 200 mil pessoas devem participar da programação cultural em comemoração aos 398 anos de Belém. Os shows com artistas da terra vão ocorrer em diversos pontos turísticos da capital paraense e nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro. As festividades iniciam na próxima sexta-feira, às 18h, com a gravação do DVD da cantora Ângela Carlos, na praça do Carmo. A programação segue até domingo, dia 12, com atrações culturais e show de encerramento no Portal da Amazônia.
Este ano, as comemorações alusivas ao aniversário da capital, promovidas pela Prefeitura de Belém, tem o slogan “Nossa Terra, Nossa Gente”. A entrada para os shows é gratuita. Também haverá festa no mercado do Ver-o-Peso, com o tradicional bolo gigante, a partir das 8h, de domingo, dia 12.

Dia: 10 de Janeiro de 2014 – (Sexta-feira)
Horário: 18h às 01h
Local: Pier das Onze Janelas
18h – Show com Gravação do DVD da Cantora Ângela Carlos
20h – Grupo de Teatro Experiência – Verde Ver-O-Peso
21h30 – Show com o Grupo Uirapuru
22h30 – Show de Guitarrada com Sebastião Tapajós
23h30 – Show com a Banda Fruta Quente

Dia: 11 de Janeiro de 2014 - ( Sabádo)
Horário: 09h às 13h
Local: Parede do Elevado do BRT – Entrocamento
9h – Show de Grafitagem, grupo de hip hop e Djs

Dia: 11 de Janeiro de 2014 – (Sábado)
Horario: 20h à 00h
Local: Praça do Carmo - 
“Seresta dos Trovadores Poéticos”
20h – Show do grupo “ Gente do Choro”
22h30 – Show da Banda “Edilson Moreno e Amigos”
Obs: No intervalo de cada Show, poetas irão recitar suas poesias para Belém

Dia: 12 de Janeiro de 2014 - (Domingo)
Hora: 8h
Local: Mercado do Ver-o-Peso
8h – Festa no mercado do Ver-o-Peso, com o tradicional bolo gigante

Dia: 12 de Janeiro de 2014 - (Domingo)
Hora: 18h à 0h30
Local: Portal da Amazônia
18h – Orquestra da Fundação Carlos Gomes
19h – Banda Mensageiros do Forró (Gospel)
19h30 – Show com Simone Almeida
20h – Markinho e Banda
21h – Bruno e Trio
22h – Thiago Costa
23h – Ar15

Dia: 12 de Janeiro de 2014 – (Domingo)
Horário: 19h a 0h
Local: Praça Matriz (Mosqueiro)
19h – Bandas Locais
21h30 – Cleide Morais

Dia: 12 de Janeiro de 2014 - ( Domingo)
Horário: 19h a 0h
Local: Orla da Vila (Icoaraci)
19h00 – Simone Almeida e Banda
21h – Banda Anjos do Melody
22h30 – Camila Tavares e Banda

Dia:12 de Janeiro de 2014 - ( Domingo)
Horário: 10h às 17h
Local: Praia Grande (Outeiro)
10h – Banda de Pagode Algo Mais
12h – Grupos Locais
13h30 – Banda Mega Pop Show
15h – Quero Mais

Fontes: 

CONHEÇA BELÉM

Fundação

Ladeira do Castelo - 1a rua de Belém
Belém foi fundada em 12 de janeiro de 1616 pelo Capitão-mor Francisco Caldeira Castelo Branco, encarregado pela coroa portuguesa de conquistar, ocupar, explorar e proteger a foz do rio Amazonas contra os corsários holandeses e ingleses. Numa península habitada pelos índios Tupinambás, estrategicamente situada na margem direita da foz do rio Guamá, onde este rio deságua na baía do Guajará, foi erguido o Forte do Presépio, marco inicial da cidade. O Forte, em seguida, o colégio e a igreja dos Jesuítas formaram o núcleo original da cidade que, posteriormente, seria denominada de Santa Maria de Belém do Grão-Pará. Hoje, toda esta área faz parte do roteiro turístico obrigatório de Belém e integra o Complexo do Ver-o-Peso.


Belém atual

Símbolos do Município de Belém


Bandeira
Brasão

HINO DA CIDADE DE BELÉM
Letra: Eduardo Neves
Música: Luiz Pardal

Sobre o verde berço da floresta
Onde brota fauna e flora tão vibrante 
Nasceste tu, minha Belém 
Entre o leve alento dos igarapés 
E agrados de rios afluentes 

Junto aos pés de Fortim do Presépio 
Naquela distante Feliz Lusitânia 
Entre índios, brancos e negros 
Gerou-se o forte gen do teu povo 
Essência do sangue cabano 

Cidade morena do cheiro-cheiroso 
És o elo entre o rio e a floresta 
Solo fértil que arde imenso saber 
Círio e fé na alma do teu povo 
Vale Ver-o-Peso em festa 

És o portal da Amazônia 
A Cidade das Mangueiras 
Na Bandeira Nacional 
Brilhas Belém, na primeira estrela



PARA CONHECER MAIS
Clique no link:

Belém 398 anos : um convite para vivenciar a Amazônia






Publicado em 09/01/2014
Em comemoração aos 398 anos de Belém, a RBATV pretende exibir em sua  programação televisiva, durante o mês de janeiro de 2014, uma série de vídeos-reportagens sobre a cidade de Belém. Em forma de documentários que serão veiculados no intervalo do Programa Barra Pesada e Jornal da RBA, com temas diversos voltados à arquitetura, linguagem local, artesanato e parques ecológicos da capital.

As exibições serão no intervalo do Barra Pesada e Jornal da RBA, nos dias 11, 16, 23 e 30 de Janeiro.




Fontes:
http://www.achetudoeregiao.com.br/pa/belem/historia.htm
http://www.youtube.com/watch?v=_p1az9ha51k
http://www.belem.pa.gov.br/
Postado por Prof. José Carlos

MESTRES DA CERÂMICA HOMENAGEIAM BELÉM COM EXPOSIÇÃO DE PEÇAS

'Mãos de Mestres' reúne obras de artesãos ceramistas de Icoaraci.
Acervo apresenta com destaque peças de discípulos de Mestre Cardoso.



Trabalho de mestres da cerâmica de Icoaraci
podem ser conferidos até o próximo dia 19.
(Foto: Divulgação)
Como parte das comemorações pelos 398 anos de Belém, no próximo domingo (12), a exposição “Mãos de Mestres” irá reunir os trabalhos em cerâmica de alguns dos mais conhecidos mestres de Icoaraci no espaço Largo da Cultura, localizado no primeiro priso de um grande shopping da capital paraense.
Distrito localizado a 20 quilômetros de Belém, Icoaraci concentra um dos mais importantes polos de produção de cerâmica no Pará. Alguns de seus artesãos ganharam destaque, como Mestre Cardoso, conhecido por suas réplicas de cerâmica indígena, que percorreram o Brasil e estão expostas em diversas cidades do país. Trabalhos de sua esposa, Mestra Inês Cardoso, e de seu filho Levi Cardoso, poderão ser vistos na mostra.
Mestre Rosemiro na Oficina de Torno da EJA do Liceu Escola
(Foto: Acervo do Liceu Escola)
Outro ceramista reverenciado é Mestre Rosemiro, cujas peças são caracterizadas pelo tradicionalismo e pela arte decorativa e utilitária, aplicada em vasos, pratos, entre outros objetos, que também estão na exposição. Aluno de Rosemiro, as obras do Mestre Pascoal, caracterizadas também pela arte utilitária e pelo paisagismo, completam o acervo diverso.
Serviço: Exposição “Mãos de Mestres” até o próximo dia 20, de 10h às 22h, no Largo da Cultura, localizado no 1º piso do Parque Shopping Belém. Visitação gratuita.

Postado por Prof. José Carlos

POSSE DOS NOVOS DIRETORES DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE BELÉM

Escolas municipais devem ganhar climatização em 2014

Prefeito empossa novos diretores
Diretores e coordenadores das escolas da rede municipal de ensino tiveram uma boa notícia na manhã desta terça-feira, 7. O prefeito Zenaldo Coutinho revelou que vai iniciar a climatização das escolas municipais em 2014. O anúncio foi feito durante a posse de 67 novos diretores das escolas, que aconteceu hoje no Núcleo de Informática Educativa (Nied). Eles foram escolhidos pela comunidade, em eleição realizada nos dias 19 e 20 de dezembro. Nas escolas onde não houve eleição, a Secretaria de Educação indicou o novo diretor. Além da notícia da futura climatização das salas de aula, Zenaldo Coutinho deu as boas vindas aos novos gestores e reforçou o compromisso coletivo em nome da educação: “Hoje, vocês, diretores, passam a receber uma missão adicional: a de liderar o ambiente das escolas, que têm que se transformar em uma extensão da própria casa dos alunos. Ao assinar a nomeação de todos vocês, novos gestores, tive a preocupação de legitimar os processos eleitorais, independente de critérios políticos” disse Zenaldo. A Secretária de Educação, Rose Salame, também destacou o compromisso com a democracia na escolha dos novos diretores: “ Não estamos atrás de fidelidade partidária. A nossa política é a educação e essa tem que superar tudo”. A Secretária pediu um maior empenho para que a educação se estenda à família e à comunidade e propôs um pacto no novo ano que começou: “Daqui a dois anos, Belém vai fazer 400 anos e quero que ela seja reconhecida como uma cidade que oferece um ensino de qualidade”, afirmou. No período da tarde, os novos diretores iniciaram a Formação Continuada, que vai até quinta-feira. “Tudo para que no dia 23, quando começam as aulas, eles estejam preparados para assumir a nova função. Os novos diretores vão passar por uma capacitação de assuntos administrativos e pedagógicos para gerir a escola com maior tranquilidade e qualidade”, disse a diretora de educação, Socorro Aquino. 
Texto: Syanne Neno – Ascom Semec 
Edição: Lene Tavares – NID Comus
Postado em 8 de janeiro de 2014 por COMUS – Coordenadoria de Comunicação Social

Fonte: http://ww3.belem.pa.gov.br/www/?p=18235 
Postado por Prof. José Carlos