quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

MESTRES DA CERÂMICA HOMENAGEIAM BELÉM COM EXPOSIÇÃO DE PEÇAS

'Mãos de Mestres' reúne obras de artesãos ceramistas de Icoaraci.
Acervo apresenta com destaque peças de discípulos de Mestre Cardoso.



Trabalho de mestres da cerâmica de Icoaraci
podem ser conferidos até o próximo dia 19.
(Foto: Divulgação)
Como parte das comemorações pelos 398 anos de Belém, no próximo domingo (12), a exposição “Mãos de Mestres” irá reunir os trabalhos em cerâmica de alguns dos mais conhecidos mestres de Icoaraci no espaço Largo da Cultura, localizado no primeiro priso de um grande shopping da capital paraense.
Distrito localizado a 20 quilômetros de Belém, Icoaraci concentra um dos mais importantes polos de produção de cerâmica no Pará. Alguns de seus artesãos ganharam destaque, como Mestre Cardoso, conhecido por suas réplicas de cerâmica indígena, que percorreram o Brasil e estão expostas em diversas cidades do país. Trabalhos de sua esposa, Mestra Inês Cardoso, e de seu filho Levi Cardoso, poderão ser vistos na mostra.
Mestre Rosemiro na Oficina de Torno da EJA do Liceu Escola
(Foto: Acervo do Liceu Escola)
Outro ceramista reverenciado é Mestre Rosemiro, cujas peças são caracterizadas pelo tradicionalismo e pela arte decorativa e utilitária, aplicada em vasos, pratos, entre outros objetos, que também estão na exposição. Aluno de Rosemiro, as obras do Mestre Pascoal, caracterizadas também pela arte utilitária e pelo paisagismo, completam o acervo diverso.
Serviço: Exposição “Mãos de Mestres” até o próximo dia 20, de 10h às 22h, no Largo da Cultura, localizado no 1º piso do Parque Shopping Belém. Visitação gratuita.

Postado por Prof. José Carlos

POSSE DOS NOVOS DIRETORES DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE BELÉM

Escolas municipais devem ganhar climatização em 2014

Prefeito empossa novos diretores
Diretores e coordenadores das escolas da rede municipal de ensino tiveram uma boa notícia na manhã desta terça-feira, 7. O prefeito Zenaldo Coutinho revelou que vai iniciar a climatização das escolas municipais em 2014. O anúncio foi feito durante a posse de 67 novos diretores das escolas, que aconteceu hoje no Núcleo de Informática Educativa (Nied). Eles foram escolhidos pela comunidade, em eleição realizada nos dias 19 e 20 de dezembro. Nas escolas onde não houve eleição, a Secretaria de Educação indicou o novo diretor. Além da notícia da futura climatização das salas de aula, Zenaldo Coutinho deu as boas vindas aos novos gestores e reforçou o compromisso coletivo em nome da educação: “Hoje, vocês, diretores, passam a receber uma missão adicional: a de liderar o ambiente das escolas, que têm que se transformar em uma extensão da própria casa dos alunos. Ao assinar a nomeação de todos vocês, novos gestores, tive a preocupação de legitimar os processos eleitorais, independente de critérios políticos” disse Zenaldo. A Secretária de Educação, Rose Salame, também destacou o compromisso com a democracia na escolha dos novos diretores: “ Não estamos atrás de fidelidade partidária. A nossa política é a educação e essa tem que superar tudo”. A Secretária pediu um maior empenho para que a educação se estenda à família e à comunidade e propôs um pacto no novo ano que começou: “Daqui a dois anos, Belém vai fazer 400 anos e quero que ela seja reconhecida como uma cidade que oferece um ensino de qualidade”, afirmou. No período da tarde, os novos diretores iniciaram a Formação Continuada, que vai até quinta-feira. “Tudo para que no dia 23, quando começam as aulas, eles estejam preparados para assumir a nova função. Os novos diretores vão passar por uma capacitação de assuntos administrativos e pedagógicos para gerir a escola com maior tranquilidade e qualidade”, disse a diretora de educação, Socorro Aquino. 
Texto: Syanne Neno – Ascom Semec 
Edição: Lene Tavares – NID Comus
Postado em 8 de janeiro de 2014 por COMUS – Coordenadoria de Comunicação Social

Fonte: http://ww3.belem.pa.gov.br/www/?p=18235 
Postado por Prof. José Carlos

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

COMO O ANO NOVO É COMEMORADO NO MUNDO

Em alguns países, a festa da virada acontece em outro dia que não o 31 de dezembro, em outros, dura mais de um dia.

Você sabia que festejar um “novo ano” é uma prática muito antiga? Os romanos foram os primeiros a marcar a data da comemoração no calendário. O Ano Novo era festejado de 25 de março até 1º de abril. Quem instituiu o dia 1º de janeiro como o primeiro dia do ano foi o papa Gregório XIII. "Alguns franceses resistiram à mudança e quiseram manter a tradição, mas eram ridicularizados pelos que aceitaram a nova data. Eles começaram a receber convites para festas que não existiam. Isso fez surgir o dia da mentira, uma falsa comemoração do Ano Novo”, conta Tiago Martins da Silva, professor de geografia. 
Mas nem todos os países festejam a virada no dia 31 de dezembro. A comunidade judaica segue um calendário lunar e festeja o novo ano, o Rosh Hashaná, durante dois dias do mês Tishrê, que ocorre entre setembro e outubro do nosso calendário. Nesta data, é comemorado o aniversário de criação do homem e da mulher. Durante esses dois dias, as famílias se reúnem nas sinagogas para rezar e, em seguida, vão para casa jantar. O momento mais importante durante as orações acontece quando o Shofar (chifre de carneiro) é tocado. Já os islâmicos celebram o ano novo em meados de maio, no aniversário da Hégira (em árabe, “emigração”). Lá o Ano Zero corresponde ao nosso ano de 622, quando o profeta Maomé deixou a cidade de Meca e se estabeleceu em Medina.

Veja como cada canto do planeta festeja o novo ciclo: 

Brasil: mantivemos costumes e hábitos dos povos que passaram por aqui. Dos italianos, herdamos a tradição de comer lentilhas; dos portugueses, o bacalhau; e dos africanos, vestir roupas brancas e jogar flores para Iemanjá.

China: a comemoração acontece no 23º dia do último mês lunar, quando os chineses oferecem comida ao Deus da Cozinha para pedir prosperidade familiar. Cada ano é dedicado a um animal do signo chinês. Eles também colam nas portas e janelas das casas papéis vermelhos com dizeres de bom agouro em dourado. À meia noite, comem um bolinho chamado guioza. Em seguida, vem a queima de fogos, que atrai sorte e afasta as coisas negativas. A festa só acaba ao amanhecer. Nesse período, alguns chineses visitam parentes e amigos, levando presentes e envelopes vermelhos com dinheiro para distribuir. Eles acreditam que, ao serem generosos com os outros, a sorte será generosa com eles. 

Japão: é a data mais importante no calendário. Eles costumam fazer uma cerimônia de limpeza na casa e pendurar uma corda de arroz na entrada para afastar os maus espíritos. Na véspera, as famílias se reúnem para comer sobá (macarrão de trigo sarraceno), pois acreditam que o alimento ajuda a atrair fortuna. Na noite de 31 de dezembro, os japoneses vão ao templo para a cerimônia das 108 badaladas. De acordo com a crença budista, o tocar do sino serve para afastar os pecados e purificar as pessoas. No dia 1º de janeiro, eles acordam cedo para fazer a primeira visita a um templo budista ou santuário shintoísta e rezar por saúde e felicidade no ano que se inicia. 

Índia: é costume atirar objetos que representam impurezas e doenças na fogueira e fazer queima de fogos nas ruas. 

Itália: o novo ano é recebido com fogos de artifício, para que todos fiquem acordados -  acredita-se que os que dormem na virada do ano dormirão todo o ano. Em várias partes do país, dois pratos são considerados essenciais: o pé de porco e a lentilha. 

França: foi este país que batizou a data com o nome de Réveillon, que é uma grande festa entre amigos, com boa comida e bebida. À meia-noite, é costume todos se beijarem e tomarem muita champanhe. 

Grécia: eles fazem um bolo com os mesmos ingredientes do panetone e colocam uma moeda de ouro dentro dele. Na virada do ano, o bolo é cortado entre todos os participantes da festa, e quem ganhar a moeda terá muita sorte durante o próximo ciclo. A tradição de comer romãs vem desse país. Lá, eles jogam a fruta no chão e aí dividem entre todos. 

Escócia: os festejos começam às 8 horas de 31 de dezembro e terminam às 6 horas do primeiro dia do novo ano. A data, mais comemorada que o Natal, é marcada por tradições como os desfiles de gaiteiros e dançarinos típicos na rua principal da capital Edimburgo, a Princes Street. À meia-noite, os canhões do Castelo de Edimburgo são disparados e há uma grande queima de fogos. Em seguida, um gaiteiro faz um solo no topo do castelo. Presentes simbólicos também são dados para desejar boa sorte, incluindo biscoitos. 

Espanha: a comemoração começa no dia 28 de dezembro e vai até o Dia de Reis (6 de janeiro), quando são feitas as cavalgadas e é preparada a rosca de reis. Dentro dessa rosca são colocados brinquedos para as crianças. Exatamente à meia-noite, as pessoas comem doze uvas, uma a cada badalada do relógio da Puerta del Sol, localizada em Madri. 

Estados Unidos: a festa mais famosa do país acontece em Nova Iorque, na Time Square, onde as pessoas se encontram para beber, dançar, correr e gritar. Durante a contagem regressiva, uma grande maçã vai descendo no meio da praça e explode à meia-noite, jogando balas e bombons para todos os lados.


Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI196643-17729,00.html
Pesquisa: Equipe do jornal "Tucuxi"
Postado por Prof. José Carlos

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

MESTRE BEZERRA VISITA O LICEU ESCOLA

VISITA DO MESTRE BEZERRA - 05/12/2013


Mestre Bezerra
Pioneiro na organização desportiva da Capoeira no Pará, considerado Mestre da Capoeira Angola, Antonio Bezerra dos Santos ou Mestre Bezerra, como é mais conhecido nacional e internacionalmente, é fundador e árbitro da Federação Paraense de Capoeira, capoeirista em plena forma, fluente na língua francesa, realiza palestras e workshops sobre a Capoeira Angola. Também é artesão - produz instrumentos musicais típicos da capoeira (berimbau, caxixi e agogô) e bijouterias. Frequentemente, viaja para outros estados do Brasil e para o exterior para participar de eventos e divulgar a Capoeira.
No dia 15 de julho de 2008, em Salvador-BA, participou do ato de registro da Capoeira como patrimônio cultural brasileiro.
Mestre Bezerra, amigo pessoal e Mestre de Capoeira do Instrutor Palmiro Alvão, em sua visita ao Liceu Escola, realizou uma palestra e fez demonstrações aos alunos da Associação Rainha N'Zinga de Capoeira. 
















Em pé, o aluno de capoeira mais jovem do Liceu Escola
Mestre Bezerra, em visita à Sala de Informática Educativa, com os professores José Carlos e Palmiro Alvão
Mestre Bezerra, com o professor José Carlos e o aluno Anderson Moraes, em entrevista informal
Mestre Bezerra, com o Instrutor Palmiro Alvão




VÍDEO: Visita do Mestre Bezerra ao Liceu Escola
Postado por Prof. José Carlos

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

ENTREGA DE BICICLETAS NO GINÁSIO DE ESPORTE DO LICEU ESCOLA

Prefeitura presenteia alunos da Rede Municipal com bicicletas
Postado em 23 de dezembro de 2013 por COMUS – Coordenadoria de Comunicação Social

Papai Noel chegou mais cedo para os alunos da rede municipal de ensino na região das ilhas. Os olhos de Lucas Barata brilhavam quando ele recebeu uma bicicleta de presente na manhã desta segunda-feira, 23. No início do ano, Lucas, de 12 anos, teve sua bicicleta roubada e durante todo esse tempo, ficava com preguiça de percorrer as seis quadras que separam sua casa da Escola Municipal Madalena Raad, onde cursa o sexto ano. “ Agora sim, o Lucas vai deixar o vídeogame de lado para se dedicar mais ao colégio. Como a nossa casa é um pouco longe da escola, ele às vezes pedia para não ir”, revelou o pedreiro Paulo Sousa, pai de Lucas. Lucas foi uma das 480 crianças que receberam uma bicicleta e um capacete de presente no ginásio do Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, em Icoaraci. A iniciativa da Prefeitura foi para favorecer a locomoção dos alunos até as escolas da região das Ilhas, que compreende Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro. Como o principal meio de transporte dos moradores dessa região é a bicicleta, a Prefeitura resolveu facilitar o transporte das crianças até a escola e assim, estimular a frequência nas aulas. Foram presenteados os alunos do sexto ano das escolas Avertano Rocha, Madalena Raad e Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso. Até o início das aulas, que acontece no dia 28 de janeiro de 2014, a Prefeitura vai continuar a ação. Ao todo, serão cinco mil e quinhentas bicicletas a alunos do CIII (6º e 7º anos) e CIV (8º e 9º anos) da rede municipal de ensino, que moram nas ilhas. Isso demonstra que a PMB vem honrando o seu compromisso com a educação de qualidade em Belém. A cerimônia de entrega das primeiras bicicletas foi acompanhada por um grande público e teve momentos de emoção com a exibição do coral natalino dos alunos da Escola Liceu. Antes, a fanfarra dos estudantes da Escola Avertano Rocha, deu o toque lúdico do evento. As escolas beneficiadas foram representadas pelos três melhores alunos de cada uma delas. Amanda Nascimento, Ayan Reis e Manuelly Quaresma representaram o Liceu Raimundo Cardoso;Débora Brito,Ronaldo Rieffe e Kauã Martins representaram a Escola Avertano Rocha e Adriane da Silva, Adriele Souza e Diego da Costa estiveram à frente da Escola Municipal Madalena Raad. A Secretária Municipal de Ensino, Rose Salame, agradeceu o empenho da Prefeitura em proporcionar mais um estímulo para a garotada não faltar às aulas. “Quero parabenizar o prefeito Zenaldo Coutinho, que teve a ousadia de apostar nessa idéia. Esse é um momento muito importante. Estamos possibilitando a locomoção dos alunos de uma forma segura e tendo o consentimento e o incentivo de todos os pais. Esperamos com isso que a frequência nas aulas realmente aumente”, declarou. O prefeito Zenaldo Coutinho destacou a importância do uso dos capacetes e fez questão que cada um dos alunos testasse o tamanho adequado do equipamento de segurança. “Espero que a partir desse momento, tenhamos a garantia de uma locomoção segura e assim, nossos alunos frequentem as aulas com tranquilidade. Quero parabenizar os diretores, professores e alunos pelo ano repleto de conquistas. Investimos em obras, equipamentos e melhorias e tenho certeza que 2014 será um ano ainda melhor, com o esforço conjunto. Parabéns e um Feliz Natal a todos!” Nos aplausos ao Prefeito, um dos mais empolgados era Adriel Moreira. Estudante do Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, o menino de 7 anos é autista e está sendo atendido pelo Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie). Além dele, a garotinha Angelina Braga, deficiente visual, também se aproximou do Prefeito para o abraçar.









Texto: Syanne Neno – Ascom Semec
Fotos: Comus PMB Edição: Lene Tavares – NID Comus
Postado por Prof. José Carlos