segunda-feira, 20 de junho de 2011

Etnoconexão entre Matemática e Arte


Matemática e Arte caminhando juntas, aliando razão, precisão, sensibilidade, imaginação e técnica ao diálogo estético, é um dos grandes desafios da proposta pedagógica do projeto Geometria e o grafismo marajoara: conexão ente o saber e o fazer.
Neste sentido, vinte alunos envolvidos no projeto, selecionados através de um concurso de criação artísticas sobre a releitura do grafismo marajoara, vivenciaram a prática em uma Oficina de Pintura em Tela, ministrada pelo artista plástico Milton Soeiro, nos dias 01, 02 e 03/06/11, com carga horária de 10 horas.
Na ação, os discentes fizeram uma reinterpretação do grafismo marajoara – ornamento com forte influência de desenhos geométricos –, produzindo criações artísticas em telas de pintura.
A oficina ocorreu em três etapas. Na primeira, os alunos esboçaram três figuras geométricas em papel sulfite – quadrados, retângulos e circunferências – dentro das quais desenharam um vaso, tentando ocupar todo o espaço de cada figura e, a seguir, decoraram-nas com elementos dos trabalhos produzidos em sala e selecionados para a oficina. Na segunda etapa, desenharam três vasos em papel A3, a partir da observação de modelos expostos no ambiente, os quais foram ornamentados com elementos dos grafismos de peças de cerâmica, de acordo com o olhar de cada aluno. Na última etapa, a partir da produção do dia anterior, foram selecionados recortes dos desenhos que, ampliados a lápis em telas de pintura de 50 x 50 cm, receberam acabamento com pincéis e tinta acrílica de cores variadas.









Um comentário: