quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Reabertura da Galeria de Arte do Liceu


Nesta quarta-feira, dia 21 de setembro, o Liceu Escola de Artes e Ofícios “Mestre Raimundo Cardoso” reabre sua Galeria de Arte, apresentando ao público duas exposições: “Mestres da Cerâmica de Icoaraci” e “Etnoconexões entre a Arte e a Matemática”.

MESTRES DA CERÂMICA DE ICOARACI
A exposição “Mestres da Cerâmica de Icoaraci” reúne peças em cerâmica e painéis contendo um breve perfil biográfico de dez mestres da cerâmica que representam uma expressiva produção artesanal nascente desse Distrito de Belém. A intenção é difundir e valorizar a trajetória dessa significativa cultura regional. A seleção desse elenco de artesãos foi sinalizada dentro de um consenso da cadeia produtiva local, em conjunto com mestres e oficineiros do Liceu e representantes da comunidade.
As ações curatoriais dessa mostra, sob a maestria do curador Emanuel Franco, têm a intenção de fazê-la de longa duração, pensando-a muito além dessa composição de dez, pois acredita que a produção de cerâmica de Icoaraci tem intenções renováveis, e que novos mestres podem vir agrupar-se a esses, fortalecendo o núcleo inicial e preservando sua memória e história.
A exposição também faz parte da programação da 5ª Primavera de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), órgão do Ministério da Cultura (MINC), que este ano traz como tema: “Mulheres, Museus, Memórias”, homenageando especialmente as mestras Inês Cardoso, Idalina Pereira e Ana Pimentel.
Com esta exposição o Liceu reafirma o papel da educação no reconhecimento dessa cultura e dessa comunidade, uma escola que nasceu há quinze anos: do sonho, da aposta e do esforço das educadoras Therezinha Gueiros e Läis Aderne.

ETNOCONEXÕES ENTRE A ARTE E A MATEMÁTICA
            Esta exposição, composta de vinte pinturas em tela, apresenta um dos resultados do projeto intitulado “Geometria e o grafismo marajoara: conexão entre o saber e o fazer” que, integrando as disciplinas Matemática e Arte e as oficinas de cerâmica, visa intensificar as relações entre a cultura, o educando e o meio ambiente nos processos educacionais vivenciados no Liceu. O projeto insere-se na filosofia da escola e se identifica com o campo de estudo da Etnomatemática, no qual, a matemática e a arte caminham juntas, aliando razão, precisão, sensibilidade, imaginação e técnica ao diálogo estético, tudo isso dentro de um contexto cultural.
As pinturas revelam a peculiaridade do olhar dos alunos para a cerâmica arqueológica Marajoara e o aprendizado dos conteúdos das disciplinas e das oficinas.
Assim, a professora Rosângela Dantas, da disciplina Matemática, a professora Márcia Mara, de Arte, os mestres da cerâmica, Josué Pereira e Guilherme Santana e o instrutor de pintura Miltom Soeiro, junto com os alunos, enfrentaram os desafios de romper os muros invisíveis, porém, fortemente construídos ao longo da história das disciplinas escolares, partindo para um trabalho transdisciplinar, desvendando os saberes matemáticos implícitos na decoração presente nessa cerâmica arqueológica e incentivando a aventura pelos caminhos da arte.

Texto: Janice Lima

Diretora Janice Lima em entrevista ao Jornal O Liceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário