domingo, 1 de abril de 2012

Totalidades do Conhecimento na EJA do Liceu

A Equipe Técnica da EJA/SEMEC, em reunião ocorrida no dia 30 de janeiro, debateu com os professores da Educação de Jovens e Adultos do Liceu a nova organização curricular na EJA, consequência da transformação das Etapas (3ª e 4ª) em Totalidades de Conhecimento.
A denominação de TOTALIDADE resulta da concepção de um ensino-aprendizagem interdisciplinar, onde professores compartilham seus campos conceituais, métodos e teorias. Neste sentido, as Totalidades de Conhecimento têm como bases teóricas a interdisciplinaridadeabordagem conjunta e articulada de um conceito ou objeto pelo conjunto de professores das disciplinas, com seus métodos, instrumentos e teorias específicos, em prol da aprendizagem do aluno;  formação do senso crítico – capacidade de criação, crítica e opinião por parte do educando;  aluno ser-presente o educando como pessoa única em sua complexidade de história de vida, saberes e concepções que dialogam com os educadores em aula.
Dentre as mudanças no aspecto curricular, foram discutidas: instrumentos de registros do desenvolvimento dos estudantes (Diário de Classe e Registro de Avaliação do Aluno), instância avaliativa (Conselhos de Totalidade), reorganização do tempo/espaço (atividades extraclasse), hora pedagógica (espaço de reflexão da prática docente e formação), organização do conhecimento feita pelos educadores da escola, assessoramento e acompanhamento (espaço de troca e formação).
Texto, imagens e postagem: Prof. José Carlos.

Técnicos da EJA/SEMEC
Técnico da EJA/SEMEC e Professoras da EJA do Liceu
Técnica explica as mudanças na EJA do Liceu

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