quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

DIA MUNDIAL DO RÁDIO

Instituído há três anos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para lembrar a criação da Rádio ONU, em 1946, o Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de fevereiro - um dia para celebrar o rádio como um meio para melhorar a cooperação internacional entre as emissoras e incentivar as grandes redes e as rádios comunitárias a promover o acesso à informação, a liberdade de expressão e a igualdade de gênero sobre suas ondas. 
Como o rádio continua a evoluir na era digital, continua sendo a midia que atinge o maior público no mundo inteiro. É um canal ideal para consolidar o compromisso da UNESCO em promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.
Por meio das celebrações do Dia Mundial do Rádio em todo o mundo, a UNESCO irá promover a igualdade de gênero:
  • Sensibilizando proprietários de estações de rádio, executivos , jornalistas e governos a desenvolver políticas e estratégias relacionadas a gênero;
  • Eliminando estereótipos e retratando múltiplas dimensões e segmentos no rádio;
  • Fortalecendo habilidades para juventude na produção de rádio com foco nas meninas como produtoras, radialistas e jornalistas;
  • Promovendo a segurança de mulheres radialistas.
A UNESCO convida a todos os países para celebrar o Dia Mundial do Rádio, planejando atividades em parceria com as emissoras regionais , nacionais e internacionais, organizações não-governamentais, da mídia e do público. Em 13 de fevereiro, vamos celebrar as mulheres no rádio e aqueles que apoiam o rádio no Brasil!
Em mensagem divulgada pela Unesco, a diretora-geral da organização, Irina Bokova, destaca que “as mulheres têm assumido papel decisivo no crescimento do rádio. Como cidadãs jornalistas, repórteres, produtoras, técnicas e tomadoras de decisão, as mulheres estão trabalhando em cada nível da indústria da radiodifusão para garantir a livre troca de opiniões, informações e ideias pelas ondas do rádio.”
Nesta data comemorativa, o Liceu Escola de Artes e Ofícios "Mestre Raimundo Cardoso" lembra a participação da Rádio Liceu do Paracuri como ferramenta que propicia o uso do rádio como metodologia para promover oportunidades de informação, educação e comunicação para jovens e adultos e suas famílias, valorizar o Aprender pelo Fazer, refletir sobre as questões políticas, sociais e culturais que envolvem a comunidade e desenvolver comportamentos leitores e escritores e a oralidade dos alunos.


Vídeo: Rádio Liceu - A Sintonia do Saber
Fontes:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/prizes-and-celebrations/world-radio-day/
http://www.ebc.com.br/sobre-a-ebc/sala-de-imprensa/2014/02/radios-ebc-preparam-programacao-especial-para-celebrar-o-dia
Pesquisa: Equipe da Rádio Liceu do Paracuri
Postado por Prof. José Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário