quinta-feira, 27 de março de 2014

PONTOS TURÍSTICOS DE BELÉMMercado do

Programação de aniversário do Ver-o-peso tem 3 dias de festa

Festa terá bolo de cinco metros, show regional e competição esportiva. Mercado completa 387 anos nesta quinta-feira (27)


Mercado do Ver-o-peso

Feira do Ver-o-peso
Comércio de frutas, peixes e demais artigos regionais movimenta R$ 1,3 milhão por dia no mercado do Ver-o-peso (Foto: Luana Laboissiere/G1)
Um espetáculo pirotécnico marca o começo da comemoração do aniversário de 387 anos do Mercado do Ver-o-peso, que será nesta quinta-feira (27) em Belém. A festa começa às seis horas da manhã e, após a queima de fogos, segue com uma celebração religiosa: o culto, que une católicos e evangélicos, será celebrado pelo padre Vanildo Paboim e pelo pastor Paulo Queiroz, da Assembléia de Deus.

A comemoração inclui ainda shows com atrações regionais e um bolo de cinco metros, que será servido para os visitantes 9h, além de diversos serviços de cidadania, que serão oferecidos para os visitantes pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) e pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que fará agendamento para o passe especial, carteira de idoso e meia passagem.

A programação continua na sexta-feira (28), com Já na sexta-feira, a programação começará a partir das 9h com apresentação do coral da SeMOB no palco central do Ver-o-Peso, seguido da banda da Guarda Municipal. O grupo de carimbó "Trilhas da Amazônia" assume o palco a partir das 12h com músicas e danças regionais.

No sábado, feirantes participam da 5ª edição dos Jogos do Ver-o-peso. Seis equipes, batizadas com nomes de iguarias gastronômicas do Pará, irão disputar provas inspiradas na rotina dos feirantes: descamar peixe, apanhar, transportar e debulhar açaí, tirar a polpa do cupuaçu, descascar mandioca e castanha e beber um litro de açaí.

As competições acontecerão a partir das 8h e a premiação dos vencedores está prevista para o meio-dia. Para encerrar os festejos, haverá show com a banda Pop Show, a partir das 14h.

O mercado
Inaugurado no dia 27 de Março de 1627, o Ver-o-Peso se transformou em um complexo com quase 30 mil metros quadrados de área, onde circulam diariamente aproximadamente 50 mil pessoas. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cerca de 5 mil pessoas trabalham na feira. O comércio no mercado injeta cerca de R$ 1,3 milhão por dia na economia de Belém.

Fonte: 
http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2014/03/programacao-de-aniversario-do-ver-o-peso-tem-3-dias-de-festa.html
Pesquisa: Equipe do jornal Folha Verde
Postado por Prof. José Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário