segunda-feira, 3 de novembro de 2014

EJA: VALORIZAÇÃO DA CULTURA E DA ARTE PARAENSES

Alunos da 1ª e da 2ª Totalidades da Educação de Jovens e Adultos do Liceu Escola visitaram, na Estação Docas, as Exposições “A Arte que vem do céu” e a “A devoção que vem dos rios”, que fazem parte da programação Nazaré em Todo Canto, e o “Memorial do Porto”, que conta a história da navegação no Pará.

A exposição A Arte que vem dos Céus apresentava brinquedos de miriti, feitos por artesãos de Abaetetuba, dependurados no teto do Boulevard das Feiras e Exposições. A segunda exposição também apresentava o resultado de workshops feitos com artesãos daquela cidade, que fizeram intervenções artísticas em peças de embarcações, comuns na região. 

O encantamento com as peças dependuradas em girândolas no teto da Estação foi inevitável. Todas as cores e formas dos brinquedos de miriti trouxeram um sorriso em cada rosto reclinado para observar melhor os detalhes. Cada girândola apresentava um tema diferente: animais da nossa fauna, referências ao Círio de Nazaré e os tradicionais brinquedos; e cada girândola trouxe uma lembrança aos alunos. Houve os que se lembraram de suas próprias infâncias, de seus tios, pais ou avós que confeccionavam ou compravam os brinquedos no período do Círio.

A devoção que vem dos rios trouxe, igualmente, lembranças de tempos passados, do costume de andar de barco, de “casquinhos” ou, como se chama comumente na nossa região de “pô-pô-pôs” pelos rios da Amazônia. Lembranças também trazidas à tona pelo “Memorial do Porto”. Foi um momento de muita nostalgia para todos que visitaram as exposições.
Aline Ellen Fontes
Coordenadora da EJA






















Nilson Chaves, com  a professora Marluce e alunos da EJA

Postado por Prof. José Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário