segunda-feira, 18 de agosto de 2014

DIA DAS MÃES

O Dia das Mães foi comemorado no Liceu Escola no dia 24 de maio, com várias atividades desenvolvidas nos espaços da Escola.
Apesar da chuva torrencial, a presença da comunidade foi marcante.
Nossos parabéns a todas as MÃES!


VÍDEO: DIA DAS MÃES































































































Imagens: alunos da Rádio Liceu
Postado por Prof. José Carlos Oliveira

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

DIA DO ESTUDANTE

Sala de Informática Educativa do Liceu Escola de Artes e Ofícios "Mestre Raimundo Cardoso"
O dia do estudante é comemorado em 11 de agosto, a mesma data em que foram instituídos os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil, por Dom Pedro I, no século XIX.
Em razão dessa marcante decisão, Celso Gand Ley, cem anos após a criação desses cursos, em 1927, indicou a data para se tornar o dia do estudante.
Vários presidentes do nosso país, artistas e escritores se formaram nesses cursos; um da USP, através da escola do Largo São Francisco e o outro em Olinda, depois transferido para o Recife.
A faculdade mais próxima do Brasil era em Portugal, na cidade de Coimbra, e quem quisesse estudar em nível superior tinha que ir para lá ou para outras localidades da Europa, a fim de concluir seus estudos. Isso antes da criação desses cursos no Brasil.
As turmas iniciantes tinham poucos alunos e as estruturas das escolas eram bem simples, com salas feitas de taipa, no prédio do Convento de São Francisco. No ano de 1934 o curso foi incorporado pela Universidade de São Paulo – USP.
Estudar é exercitar a memória para adquirir conhecimentos, aprender. Mas para que isso aconteça um estudante deve frequentar uma escola e participar das atividades propostas, fazer as tarefas de sala bem como as passadas para serem feitas em casa, além de estudar em casa os conteúdos que foram passados em sala de aula.
Com o passar dos anos, passa a entender as matérias através da reflexão e da análise das mesmas.
Os estudantes devem ser responsáveis com seus estudos, pois o sucesso profissional virá através de muita dedicação. Além disso, merecem todo respeito e consideração de seus familiares, pois é o seu trabalho.
No Brasil, a educação é um problema social, pois não atende a demanda da quantidade de crianças e jovens que deveriam ingressar nos estudos. As escolas não possuem estrutura física adequada, além de faltar muitas vagas, fazendo com que um grande número de crianças e adolescentes não tenham a oportunidade de estudar.
A educação é uma responsabilidade dos governantes e está na Constituição do nosso país, mas ainda está muito deficitária, com professores mal remunerados e um ensino de pouca qualidade. Tudo isso favorece a evasão e a repetência escolar.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Fonte: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-estudante.htm
Pesquisa: Manu Quaresma e Dayane Quaresma (jornal "Folha Verde")
Postado por Prof. José Carlos

domingo, 1 de junho de 2014

EJA DO LICEU ESCOLA VISITA A XVIII FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO

Alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos do Liceu Escola, sob a coordenação da pedagoga Aline Ellen Fontes, visitaram a XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro no dia da abertura, sexta-feira (30/05).


A XVIII Feira Pan Amazônica do Livro homenageia o Qatar, e tem como tema "Uma janela para o mundo árabe". Segundo a organização da feira, cerca de 400 mil pessoas devem visitar o evento durante os 10 dias de feira, gerando uma movimentação de R$ 16 milhões, sendo 25% através do crédito concedido a professores para a aquisição de livros didáticos.

Cerca de 96 mil livros serão expostos em 215 estandes, distribuídos em um espaço de 24 mil metros quadrados. Obras de escritores de 10 países poderão ser encontradas na feira, que também abre espaço para a divulgação de autores locais: mais de 120 escritores paraenses devem participar do evento. 

Feira do Livro comercializou mais de 800 mil títulos em 2013 (Foto: Cristino Martins/O Liberal)


A pedagoga Aline Ellen, coordenadora da EJA do Liceu Escola, publicou no Facebook: "Foi uma visita muito proveitosa. A cada detalhe ou foto, os alunos lembravam e comentavam sobre os vídeos e a pesquisa feita na sala de informática educativa com o Professor José Carlos. Foi muito bom ouvir os comentários de surpresa e cheios de saberes destes alunos: "Olha aquilo que a gente viu no filme!" (referindo-se à arquitetura), " Olha só os árabes!". Nota 10 pra estes alunos.



Jacqueline Vanzeler, funcionará da Secretaria do Liceu Escola, também se pronunciou no Facebook: "Olha... Estou super feliz de ter participado de mais uma atividade da EJA !! *-*"



Alunos da 1ª e 2ª Totalidades pesquisando sobre o Qatar, país homenageado na XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro
Aluna da 1ª Totalidade





Professoras Roseane e Marluce e a pedagoga Aline Ellen
Fonte: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2014/05/xviii-feira-panamazonica-do-livro-e-aberta-nesta-sexta-em-belem.html
Postado por Prof. José Carlos Oliveira