sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Divisão do Pará: políticos seriam os mais beneficiados


Os principais beneficiados com uma provável divisão do Pará para criação dos Estados de Carajás (sul e sudeste) e Tapajós (oeste) seriam as lideranças políticas, segundo estudo do cientista político Roberto Corrêa, professor da Universidade Federal do Pará. A pesquisa aponta que os atuais líderes das frentes pró-Carajás e pró-Tapajós seriam eleitos nos primeiros lugares em pleitos nos novos Estados. Mas as lideranças políticas do Pará remanescente, como seria chamado o Estado do Pará que restaria com a divisão, também seriam beneficiadas com os votos do território menor.
Corrêa fez comparações e montou tabelas, que mostram os deputados federais e estaduais eleitos em 2010, a partir do número de votos, colocação no ranking dos eleitos, utilizando os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Desta forma, os atuais deputados estaduais que representam as regiões do Carajás, por exemplo, pulariam inúmeras casas decimais, chegando às primeiras colocações, se a disputa eleitoral fosse apenas na região do Carajás. Os deputados Tião Miranda (PTB), eleito na 13ª colocação, daria um salto para o primeiro lugar na eleição; Bernadete Ten Caten (PT) saltaria da 20ª colocação para o 2º lugar e Tetê Santos (PSDB) que conseguiu apenas a suplência, na eleição 2010, seria eleita em 3ºlugar.
Já os deputados federais a situação seria a seguinte: Asdrúbal Bentes (PMDB), eleito na última colocação (17° lugar) seria o primeiro colocado se os votos dependessem apenas dos eleitores do Carajás; Giovanni Queiroz (PDT) saltaria da 16ª colocação para o 2º lugar e Zequinha Marinho (PSC) pularia do 7° lugar para o 3°.
Fonte: http://www.diarioonline.com.br/noticia-178537-politicos-seriam-os-mais-beneficiados-na-divisao.html
Pesquisa: Wellington Sampaio (702)
Postagem: Prof. José Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário