segunda-feira, 24 de junho de 2013

24 DE JUNHO: DIA DE SÃO JOÃO

Nascimento de São João Batista
Por Tintoretto, atualmente no Museu Hermitage, em São Petersburgo
O Dia de São João é comemorado no dia 24 de Junho. São João é conhecido como "Santo festeiro”, e nesse dia são realizadas muitas festas e comemorações, cheias de danças. Alguns símbolos muito conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão e outros. 

A Festa Junina de São João

O São João é uma das principais figuras das festas juninas. O Dia de São João também possui várias comidas e doces típicos, como: 
  • rapaduras;
  • amendoim;
  • bolo de milho;
  • curau;
  • canjica;
  • bolo de aipim;
  • paçoca;
  • etc. 
Essas iguarias estão quase sempre presentes nas festas. Cidades do interior do Brasil, em especial, fazem festas mais típicas e possuem costumes bastante difundidos entre todos os habitantes, diferentemente do que acontece na maioria das cidades grandes.


Origem do Dia de São João

O Dia de São João é comemorado em 24 de Junho pois é a data tradicionalmente atribuída ao seu nascimento. São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do Jordão.
No Brasil, é muito comum o acendimento de fogueiras durante as comemorações das festas juninas, sobretudo na noite de São João. Segundo a tradição católica, a fogueira tem sua origem em um trato feito pelas primas Isabel (mãe de São João Batista) e Maria (mãe de Jesus Cristo). Isabel teria mandado acender uma fogueira no topo de um monte para avisar sua prima Maria que seu filho havia nascido.
Em Portugal também é comum acender fogueiras nas noites de véspera dos santos populares, onde os jovens saltam a fogueira como manda a tradição. Diz-se que quem saltar a fogueira, em número ímpar de saltos e no mínimo três vezes, fica por todo o ano protegido de todos os males.

VÍDEO FOGUEIRA DE SÃO JOÃO

Vídeo Fogueira de São João – Luiz Gonzaga

Fontes:
Pesquisa: Turma 703
Revisão: Prof. Allyson Fabrício (História)
Postado por Prof. José Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário