quarta-feira, 5 de junho de 2013

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

No Dia Mundial do Meio Ambiente, ONU destaca necessidade de garantir sustentabilidade dos recursos


No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado mundialmente no dia 5 de junho, as Nações Unidas destacaram a necessidade de mudanças de pensamento e abordagem para garantir a sustentabilidade dos recursos da Terra, apesar da crescente população mundial.


“Sustentabilidade implica em proporcionar oportunidade para todos, equilibrando as dimensões social, econômica e ambiental do desenvolvimento. Temos que refutar o mito de que há conflito entre a saúde econômica e ambiental “, afirmou o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em sua mensagem para a data. “Com políticas inteligentes e investimentos corretos, os países podem proteger o meio ambiente, promover o crescimento de suas economias, gerar empregos decentes e acelerar o progresso social”. O Secretário-Geral enfatiza também que a crescente população mundial vai pressionar ainda mais o uso de recursos naturais – água, alimentos e energia – e os países terão de mudar os paradigmas de desenvolvimento ao encontrar soluções sustentáveis ​​para seus cidadãos.
Ban Ki-moon observou que a Conferência de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Rio+20), que será no Brasil de 20 a 22 de junho, será uma oportunidade para os países se aprofundarem no compromisso de encontrar essas soluções.
“A Rio+20 é a nossa oportunidade de aprofundar o compromisso global de desenvolvimento sustentável”, disse Ban. “Devemos concordar que o mundo precisa de um conjunto de metas de desenvolvimento sustentável que terão por base os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). E devemos fazer progressos em alguns dos blocos de construção da sustentabilidade – energia, água, alimentos, cidades, oceanos, emprego e empoderamento das mulheres”.
Em sua mensagem para marcar o Dia, a Diretora-Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova, observou que na Rio+20 a comunidade internacional precisa definir novos rumos para a sustentabilidade, que passam pela construção de novas formas da agricultura, o desenvolvimento de novas fontes de energia, a criação de novas formas de construção e transporte.
“Alcançar esses objetivos requer novas abordagens sobre a água potável, oceanos, terras e o clima. Requer um novo pensamento sobre o significado de progresso”, disse  Bokova. “São necessárias novas fontes de inovação e de resiliência que tenham raízes mais profundas do que recursos materiais ou econômicos. Temos de construir economias verdes sobre os fundamentos das sociedades verdes”.
Alunos do Liceu Escola na aula de Educação Ambiental
Alunas do Liceu Escola na aula de Educação Ambiental
A  instauração do Dia Mundial do Meio Ambiente ocorreu em 1972, como uma forma de aumentar a consciência ambiental e incentivar a atenção e ação políticas. O tema deste ano, Economia Verde: Ela te inclui?, procura sublinhar a necessidade da ação de todos.
http://imagens.us/datas/dia-do-meio-ambiente/dia-do-meio-ambiente%20(1).gif
Pesquisa: Turma do Jornal Folha Verde (Educação Ambiental)
Revisão: Prof. Andson Oliveira
Postado por Prof. José Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário