quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

MESTRES DA CERÂMICA HOMENAGEIAM BELÉM COM EXPOSIÇÃO DE PEÇAS

'Mãos de Mestres' reúne obras de artesãos ceramistas de Icoaraci.
Acervo apresenta com destaque peças de discípulos de Mestre Cardoso.



Trabalho de mestres da cerâmica de Icoaraci
podem ser conferidos até o próximo dia 19.
(Foto: Divulgação)
Como parte das comemorações pelos 398 anos de Belém, no próximo domingo (12), a exposição “Mãos de Mestres” irá reunir os trabalhos em cerâmica de alguns dos mais conhecidos mestres de Icoaraci no espaço Largo da Cultura, localizado no primeiro priso de um grande shopping da capital paraense.
Distrito localizado a 20 quilômetros de Belém, Icoaraci concentra um dos mais importantes polos de produção de cerâmica no Pará. Alguns de seus artesãos ganharam destaque, como Mestre Cardoso, conhecido por suas réplicas de cerâmica indígena, que percorreram o Brasil e estão expostas em diversas cidades do país. Trabalhos de sua esposa, Mestra Inês Cardoso, e de seu filho Levi Cardoso, poderão ser vistos na mostra.
Mestre Rosemiro na Oficina de Torno da EJA do Liceu Escola
(Foto: Acervo do Liceu Escola)
Outro ceramista reverenciado é Mestre Rosemiro, cujas peças são caracterizadas pelo tradicionalismo e pela arte decorativa e utilitária, aplicada em vasos, pratos, entre outros objetos, que também estão na exposição. Aluno de Rosemiro, as obras do Mestre Pascoal, caracterizadas também pela arte utilitária e pelo paisagismo, completam o acervo diverso.
Serviço: Exposição “Mãos de Mestres” até o próximo dia 20, de 10h às 22h, no Largo da Cultura, localizado no 1º piso do Parque Shopping Belém. Visitação gratuita.

Postado por Prof. José Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário