quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

DIA NACIONAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Nesta quinta-feira, 30, completa-se 145 anos da publicação da primeira história em quadrinhos brasileira. Em 1869, em 30 de janeiro, foi publicada As aventuras de Nhô- Quim na revista "Vida Fluminense", com desenhos do italiano, radicado no Brasil, Angelo Agostini (1843 - 1910). A data foi instituída como Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos pela Associação de Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo. 

As Aventuras de Nhô-Quim
As Aventuras de Nhô-Quim
Segundo o professor de Relações Internacionais, Gilberto Maringoni, que fez seu doutorado sobre a vida e obra do desenhista, Agostini foi um artista múltiplo. "Ele era uma espécie de repórter visual. Desenhava os acontecimentos da semana e do cotidiano. E foi nesse cenário de cronista visual que ele começou a desenhar histórias em quadrinhos."

Em 1866, Agostini inicia a publicação de suas ilustrações no jornal semanal "O Cabrião", o primeiro periódico brasileiro a utilizar a caricatura como forma de sátira política. "Ele fez uma reportagem sequencial de um incêndio em um hotel na cidade de Itu. Foi a partir disso que Agostini começou a criar uma narrativa com imagens", explica o professor.

Mas foi apenas em 30 de janeiro de 1869 que a primeira história em quadrinhos oficialmente conhecida no Brasil foi publicada. O jornal que veiculou o quadrinho chamava-se "Vida Fluminense".

O personagem da primeira história sequencial de Agostini, feito em dois episódios, chamava-se Nhô-Quim. As aventuras de Nhô-Quim, título dado à sequencia, contava a saga de um jovem caipira de 20 anos que visita a corte do Rio de Janeiro.

Agostini desenhava a lápis em papel vegetal e decalcava suas ilustrações em cima de uma pedra. "Jogava-se ácido, criando uma chapa de metal que imprimia o desenho", conta o professor. A essa técnica, dá-se o nome de litografia.



HQ's Famosas

















VÍDEO
Ziraldo: "o quadrinho é uma janela para o mundo"

Cartunista fala sobre a importância das histórias em quadrinhos para a formação cultural de sua geração

ZIRALDO
CLIQUE NO LINK PARA VER O VÍDEO



VÍDEO: "PRODUÇÃO DE HQ NO LICEU
Produção de História em Quadrinhos, com a utilização do aplicativo Hagáquê. Trabalho colaborativo envolvendo os professores José Carlos Oliveira, Elizaberh Torres e Debora Gouveia.




Fontes:
http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,primeira-historia-em-quadrinhos-no-brasil-completa-145-anos,1124792,0.htm
http://estadao.br.msn.com/fotos/hqs-famosas
Postado por Prof. José Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário