domingo, 25 de maio de 2014

EJA: ALUNOS VISITAM A EXPOSIÇÃO "MEMÓRIAS DO BARRO", NO HANGAR

Alunos da EJA do Liceu Escola ganham destaque na visita à exposição "Memórias do Barro", no Hangar.


Na noite do dia 15 de maio, alunos da 2ª e 4ª totalidades visitaram a exposição Memórias no Barro, que esteve localizada no Hall dos Elevadores do Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, o Hangar, entre os dias 15 de abril e 15 de maio. No úultimo dia da exposição, os visitantes foram guiados por Fernanda Scaramuzzini, assessora de imprensa do Hangar. 

Durante a visita, o aluno Carlos Alberto Monteiro, da turma 241, relatava suas experiências com a arte e a cultura de Icoaraci quando despertou o interesse da assessora de imprensa, que gravou uma entrevista com o aluno, a qual foi publicada no site da instituição, e pode ser conferida no link http://www.hangarcentrodeconvencoes.com.br/noticias_detalhes.php?nIdNoticia=871.

Além do senhor Carlos, o aluno Alex da Silva, da mesma turma, revelou que participou da construção do Hangar, desde a fundação até o acabamento, passando apenas alguns meses afastado por um acidente de trabalho. Ele falou do seu orgulho de ter participado desta obra e da emoção de retornar ao local, considerando-a a mais importante e bonita construção da cidade até então. 

A história dos alunos inspirou um projeto-piloto a ser desenvolvido em parceria com o professor José Carlos, da sala de informática educativa e a coordenação pedagógica. O projeto visa resgatar as histórias de protagonismo dos alunos da educação de jovens e adultos.












O aluno da EJA do Liceu Escola Carlos Monteiro concede entrevista à Ascom, no Hangar 








Texto e imagens: Aline Ellen Fontes


Exposição ‘Memórias no Barro’ encerra com visita de alunos do Liceu de Icoaraci

Foto: Ascom OS Pará 2000
Cerca de quinze alunos do Liceu de Icoaraci visitaram o último dia da exposição ‘Memórias no Barro’, na última quinta-feira 15 de maio, no Hall dos Elevadores do Hangar.

Da turma de adultos, Carlos Alberto Monteiro gostou da experiência.“Achei a exposição muito bonita e interessante, principalmente porque aqui no Hangar estou vendo peças novas, que ainda não foram para a exposição no Liceu. Como venho de uma comunidade e de uma família de ceramistas, agora estou me aperfeiçoando no trabalho com a cerâmica”, confessa o futuro artesão.

A professora de educação geral, Socorro Mascote acredita que a exposição sirva como um estímulo para os mais jovens. “Durante os oitos anos que trabalho no Liceu, sempre exercito a história do artesanato, para que os alunos possam dar continuidade ao trabalho já feito pelos mestres. Sem dúvida a exposição aqui no Hangar é muito positiva, pois serve como incentivo para que os jovens percebam que a sociedade dá valor no trabalho feito a partir da argila”, ressalta a professora.

Continuidade

A exposição ‘Memórias no Barro’ que ocupou de 15 de abril a 15 de maio, o Hall dos Elevadores, foi desmontada nesta sexta-feira, 16. Agora um pouco da cultural e do trabalho dos ceramistas poderá ser conferido no Armazém do Tempo, no Parque Zoobotânico Mangal das Garças, espaço também administrado pela Organização Social Pará 2000. A mostra inspirada nas cerâmicas arqueológicas Marajoara, Tapajônica e a amapaense Cunani, apresenta um recorte da coleção de peças de grande porte em cerâmica produzidas pelos mestres ceramistas e alunos do Liceu Escola de Artes e Ofícios “Mestre Raimundo Cardoso”, de Icoaraci.
Por Fernanda Scaramuzzini / Ascom OS Pará 2000
Postado por José Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário