quinta-feira, 13 de novembro de 2014

O MINOSSAURO EM QUADRINHOS

O projeto "Memória da Literatura no Pará - Ontem e Hoje", que abordou autores in memoriam e autores contemporâneos, nos permitiu trabalhar em várias etapas com a obra “O Minossauro”, do autor Benedicto Monteiro. Esta obra literária narra a história de Miguel dos Santos Prazeres, um herói caboclo que vive em uma Amazônia mitológica povoada por muitos mistérios e perigos. No entanto, um dos maiores dilemas vividos pelo nosso herói são os maus conselhos de seu padrinho Possidônio, que deseja vê-lo espalhando maldades por dentro da floresta...

Em um primeiro momento, a obra foi lida por um grupo de alunos, que posteriormente reuniram-se no projeto “Café Literário” para uma conversa literária em torno da obra do autor. 

A segunda etapa da elaboração consistiu na apresentação de uma peça a ser encenada no dia do Livro Infantil. Na realização da peça tivemos a participação de alunos e de membros da comunidade externa que participaram ativamente de todo o processo de realização do projeto. Além disso, o professor de arte/teatro nos deu apoio para o ensaio e finalização da peça.

Na terceira etapa, foram ministradas técnicas de desenhos com traços estilizados para quadrinhos. Finalizado o processo de elaboração do roteiro e execução dos desenhos nos quadrinhos da narrativa, iniciamos a apresentação do programa Hagáquê para os alunos na Sala de Informática Educativa. A partir de então, os alunos aprenderam as técnicas do programa Hágaquê e finalizaram o projeto gráfico do quadrinho.

Projeto "Memória da Literatura no Pará - Ontem e Hoje"

O projeto pretende estimular os alunos do ensino fundamental, docentes da rede pública municipal de ensino e a comunidade do entorno a conhecer a Literatura de Expressão Amazônica, especialmente a produzida no Pará, mediante a biobilbiografia sobre autores dos diversos gêneros desta expressão. Com esse trabalho, a Semec pretende revitalizar obras do passado, estimulando a leitura no presente, para criar futuros leitores.
(Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares-SISMUBE) 
José Antonio Junior
(Biblioteca do Liceu Escola)

Postado por Prof. José Carlos

Um comentário:

  1. Obrigado a todos que participaram do nosso projeto e aos que leram as páginas da nossa História em Quadrinhos.

    ResponderExcluir