segunda-feira, 30 de março de 2015

EJA: COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O dia 06 de março de 2015 foi reservado inteiramente às mulheres do Liceu Escola. O administrador do turno, Raimundo Monteiro e o professor Francisco das Chagas, de Artes, organizaram a comemoração desta data icônica.
O professor Francisco emocionou a todos com suas palavras sobre a importância da mulher na sociedade, na vida em família, na escola e nos mais diversos espaços sociais, destacando seu lado forte, carinhoso e cuidadoso. Ressaltou que não há um consenso histórico quanto à existência ou não do fato que teria originado a comemoração do Dia da Mulher em todo o mundo, porém que esta incerteza não anula a importância da data.
Continuando as homenagens, a artista Adélia Carvalho, convidada especial do professor Francisco, fez um monólogo todo especial falando da força feminina. Outra mulher que prestou suas homenagens foi a professora Marluce Amaral, lendo um poema comemorativo.
O administrador Monteiro falou das desigualdades de gênero que ainda perduram na sociedade, da relação da mulher com o mercado de trabalho. Apesar de haver aumentado significativamente a presença de mulheres no mercado de trabalho, elas ainda enfrentam relação de desigualdade com os homens no que diz respeito às questões salariais, e ascensão nos postos de trabalho. Falou da sua própria relação de trabalho com as mulheres, que estão presentes, inclusive, nos ambientes de alta periculosidade, como centros de recuperação de menores infratores.
O aluno Sandro da Paixão, da turma 341, prestou sua homenagem citando Provérbios 31, passagem da Bíblia Cristã que fala da mulher virtuosa. O aluno José Carneiro, da mesma turma, destacou a importância da denúncia de todo e qualquer ato abusivo contra as mulheres, ressaltando que a inércia perante estes fatos, perpetua a relação de violência.

O professor José Carlos, da sala de informática, falou do papel da mulher enquanto chefe de família no Pará, e na fragilidade da relação do homem com a família, destacando a importância da educação como transformadora da realidade social e que a comemoração do Dia da Mulher deve ir além de homenagens e ter um lado mais crítico, debatendo-se questões como desigualdade de gênero e violência.
Aline Ellen Fontes
Coordenadora da EJA






Aluna Maria das Graças Cardoso, da turma 141, mencionada pelo administrador Raimundo Monteiro como exemplo de mulher dos dias atuais



Atriz Adélia Carvalho



Prof. Valdeci Nascimento



Administrador Raimundo Monteiro e Profª Marluce Amaral
Profª Rose Souza e Bibliuotecária Edna Pereira
Mestre Rosemiro


José Carneiro, aluno da turma 341
Prof. José Carlos Oliveira
Aluno Sandro Rocha
Vídeo

Dia Internacional da Mulher

Imagens: Aline Ellen Fontes e José Carlos Oliveira
Postado por Prof. José Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário