quinta-feira, 12 de março de 2015

DIA DO BIBLIOTECÁRIO - 12 DE MARÇO

O Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março, e foi instituído no dia 12 de abril de 1980 pelo Decreto nº 84.631, para ser comemorado em todo o território nacional.

Origem do Dia do Bibliotecário 

O Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março, porque é a data do nascimento do bibliotecário Manuel Bastos Tigre, que foi considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. 

Manuel Bastos Tigre trabalhou durante muitos anos na Biblioteca Central da Universidade do Brasil, da qual tornou-se Diretor, depois de aposentado. 
(Fonte: http://www.calendarr.com/brasil/dia-do-bibliotecario/)

Incentivando a prática da leitura
O Liberal (Magazine, 6), quinta-feira, 12 de março de 2015

Priscila Melo encara a profissão, comemorada hoje, como um desafio diário (Foto: O Liberal - Divulgação)
BIBLIOTECÁRIA
Em plena era digital  elas conseguem despertar o interesse pelos livros

"A leitura é a base de tudo. A criança que tem prazer em praticar a leitura desde cedo, não terá dificuldade em assimilar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula. É extremamente gratificante para mim, tanto como profissional como pessoa, saber que os alunos me têm como ponto de referência, como alguém que mostra o melhor caminho para eles encontrarem as informações que buscam". É assim que a bibliotecária Priscila Melo, formada há 8 anos, encara o desafio da profissão, cujo dia é comemorado hoje.

Priscila trabalha há seis anos na biblioteca da escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso, no distrito de Icoaraci, e, para ela, trabalhar em uma biblioteca escolar foi a melhor experiência profissional que poderia ter acontecido. Foi no dia a dia da escola que a jovem bibliotecária compreendeu melhor a importância da carreira que escolheu.

"Eu amo o trabalho que desenvolvo com as crianças aqui, e poder ver que elas também valorizam e reconhecem o que eu faço não tem preço. Eu sei que todos os dias, na hora do intervalo, elas vão passar por aqui para entregar um livro, ler outro ou até mesmo apenas conversar", emociona-se.

(...)

A cidade de Belém aparece como uma exceção nacional no que diz respeito à existência de bibliotecas nas escolas. A Lei nº 12.224, estabelece que cada escola tenha a sua própria biblioteca. O prazo para o cumprimento da Lei é até o ano de 2020.

Belém cumpriu a Lei muito antes do prazo final. Todas as escolas do município de Belém já possuem bibliotecas, mesmo aquelas que estão funcionando em prédios alugados por conta de reformas. (grifos nossos).

Postado por Prof. José Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário