A Equipe Técnica da EJA/SEMEC, em reunião
ocorrida no dia 30 de janeiro, debateu com os professores da Educação de Jovens
e Adultos do Liceu a nova organização curricular na
EJA, consequência da transformação das Etapas (3ª e 4ª) em Totalidades de
Conhecimento.
A denominação de
TOTALIDADE resulta da concepção de um ensino-aprendizagem interdisciplinar,
onde professores compartilham seus campos conceituais, métodos e teorias. Neste
sentido, as Totalidades de Conhecimento têm como bases teóricas a interdisciplinaridade – abordagem conjunta e
articulada de um conceito ou objeto pelo conjunto de professores das
disciplinas, com seus métodos, instrumentos e teorias específicos, em prol da
aprendizagem do aluno; formação do senso crítico – capacidade
de criação, crítica e opinião por parte do educando; aluno ser-presente – o
educando como pessoa única em sua complexidade de história de vida, saberes e
concepções que dialogam com os educadores em aula.
Dentre as mudanças no aspecto
curricular, foram discutidas: instrumentos de registros do desenvolvimento dos
estudantes (Diário de Classe e Registro de Avaliação do Aluno), instância
avaliativa (Conselhos de Totalidade), reorganização do tempo/espaço (atividades
extraclasse), hora pedagógica (espaço de reflexão da prática docente e
formação), organização do conhecimento feita pelos educadores da escola,
assessoramento e acompanhamento (espaço de troca e formação).
Texto, imagens e
postagem: Prof. José Carlos.
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Técnico da EJA/SEMEC e Professoras da EJA do Liceu |
Técnica explica as mudanças na EJA do Liceu |
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