sábado, 17 de março de 2018

19 DE MARÇO: ANIVERSÁRIO DO LICEU ESCOLA MESTRE RAIMUNDO CARDOSO


Homenagem ao Mestre Raimundo Cardoso
Da esquerda para a direita: Läis Aderne, Therezinha Gueiros e Mestre Raimundo Cardoso
Foto: Acervo do Liceu Escola (2005)
         Na próxima segunda-feira, 19 de março, o Liceu Escola de Artes e Ofícios "Mestre Raimundo Cardoso" comemorará 22 anos de bons serviços prestados à comunidade icoaraciense.
Projetado sob a consultoria da Mestra em Arte-Educação e Sociedade Laïs Fontoura Aderne, iniciou suas atividades em 19 de março de 1996, na gestão da Secretária Municipal de Educação Therezinha Moraes Gueiros, e foi inaugurado oficialmente pelo Prefeito Municipal de Belém, Hélio da Mota Gueiros, em 31 de dezembro do mesmo ano.
Regulamentado pelo Decreto N° 29.205/96, da Prefeitura Municipal de Belém, de 13 de setembro de 1996, integra o projeto “Sistema de Educação para um Desenvolvimento Sustentável” da Rede Municipal de Ensino de Belém.
O nome da escola é uma homenagem ao Mestre Raimundo Saraiva Cardoso, nascido em Vigia (PA) no dia 29 de julho de 1930 e falecido em Belém (PA) em 2007, herdeiro das técnicas da arte ceramista de sua mãe, descendente direta dos Aruã, último povo marajoara.
Autodidata, Mestre Cardoso interessou-se pela cerâmica indígena da Amazônia, pesquisou em bibliotecas e no Museu Paraense Emílio Göeldi onde teve a oportunidade de estudar a cerâmica arqueológica diretamente na fonte. Em busca de aprimoramento de técnicas, adentrou a floresta para coletar sementes, raízes e pigmentos, com os quais experimentou a elaboração de corantes e antiplásticos, que usou com maestria em sua produção. Suas réplicas e recriações das cerâmicas: marajoara e tapajônica, de perfeição e beleza incomparáveis, ganharam o mundo, tornando-o reconhecido nacional e internacionalmente.
Atualmente, o Liceu Escola está sob a direção de Fernanda Raquel Pereira de Sousa.
Fonte: liceudeicoaraci.blogspot.com
Edição: Prof. José Carlos Oliveira (Sala de Informática Educativa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário