domingo, 11 de março de 2018

Projeto Jornal Escolar

JUSTIFICATIVA

Pessoas que não são leitoras têm a vida restrita à comunicação oral e dificilmente ampliam seus horizontes, por ter contato apenas com ideias próximas das suas, nas conversas com amigos. São os livros, revistas, jornais e outros suportes, como a internet, que oportunizam o contato com o desconhecido, com outras épocas e outros lugares e, assim, abrem janelas para o mundo, “abrem a cabeça”. Por isso, incentivar a formação de leitores e escritores é tão fundamental no mundo globalizado em que vivemos, é trabalhar pela sustentabilidade do planeta, garantir a convivência pacífica entre todos e o respeito à diversidade, no caminho de uma nova cidadania exigida por um mundo em permanente mudança nas suas escritas, e cada vez mais exigente quanto à qualidade da leitura. 
A função de um texto é levar uma mensagem ao leitor, estabelecer uma comunicação com ele. Por isso, quem vai redigir utiliza a forma de redação mais adequada para traduzir os conteúdos que deseja transmitir. Mas, assim como o autor, o leitor também tem suas intenções ao ler o texto. Portanto, ao usar uma determinada forma de redação o escritor está procurando harmonizar os seus interesses aos do leitor, está utilizando a estrutura que melhor traduza esse duplo interesse. Assim, para se formar leitores e escritores competentes é necessário um amplo contato com os diferentes gêneros textuais. E o espaço privilegiado para esse contato é a escola, onde se dá o encontro decisivo entre a criança/adolescente e a leitura/escrita em todas as áreas do conhecimento.
Neste sentido, entre os objetivos do projeto Jornal Escolar está o de oportunizar esse contato com os diferentes gêneros textuais, numa realidade palpável, deslocando o foco do conteúdo curricular abstrato, no intuito de que a prática escolar passe a focalizar as situações reais da vida cotidiana e o professor tenha oportunidades imperdíveis de transpor os objetivos meramente intelectuais e investir na alfabetização emocional, relacionamento humano, ética, cidadania, educação de valores e tantos outros aspectos necessários para educação integral, centrada no ser e na realidade, principalmente no debate dos problemas socioambientais, que estão bem próximos da nossa escola e da nossa comunidade, e que são tratados pela disciplina Educação Ambiental, parceira deste projeto.
Sobre a importância de jornais e revistas como mediadores entre a escola e o mundo, Faria diz que:

“O jornal é também uma fonte primária de informação, espelha muitos valores e se torna assim um instrumento importante para o leitor se situar e se inserir na vida social e profissional. Como apresenta um conjunto dos mais variados conteúdos, preenche plenamente seu papel de objeto de comunicação. Mas não só, pois como o pontos de vista costumam ser diferentes e mesmo conflitantes, ele leva o aluno a conhecer diferentes posturas ideológicas frente a um fato, a tomar posições fundamentadas e a aprender a respeitar os diferentes pontos de vista, necessários ao pluralismo numa sociedade democrática”. (FARIA, 2009, p. 11).

Reconhecendo essa importância do jornal, o Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso já faz uso do jornal como metodologia para promover oportunidades de informação, educação e comunicação para crianças e adolescentes desde maio de 2009, quando foi publicado o Jornal do Paracuri, criado e editado pelos alunos com o software Writer, a partir de uma atividade do Curso Mídias na Educação (realizado na plataforma Proinfo do MEC), elaborada pelos professores-cursistas José Carlos Oliveira e Elizabeth Torres. E, nos anos seguintes, outros foram publicados, nos meios impresso e digital - com a utilização de ferramentas de criação e edição, como Publisher e, atualmente, Scribus - sempre com o foco na valorização do Aprender pelo Fazer, desenvolvimento e firmação da capacidade leitora dos alunos, estímulo à expressão escrita, formação da cidadania, cultura geral, norma padrão da escrita como ponto de referência para a correção na produção de textos, desenvolvimento de habilidades para o uso de recursos tecnológicos na produção textual e na edição de imagens.

REFERÊNCIAS

FARIA, Maria Alice de Oliveira. Como usar o jornal na sala de aula. 10ª. ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto,  2009. 162p. (Repensando o Ensino).
FERNANDE, Jaiza Helena Moisés. Jornal da escola. Tudo de bom! Disponível em: <http://www.mundojovem.com.br/projetos-pedagogicos/projeto-como-criar-um-jornal-escolar>. Acesso em  09/03/2017.
FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. 4ª ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2012. 128p. (Comunicação).
NEVES, Iara Conceição Bitencourt. et al. (Orgs.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 7ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS,2006. 230 p. (Série Educação Continuada).
SANCHO, Juana María. et al. (Org.). Tecnologias para transformar a educação. Trad.: Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2006. 200p.
SILVA, Mariane Éllen. Aprendendo a estrutura jornalística para construir o jornal da turma (aula). Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html? aula= 20921>. Acesso em 09/03/2017.
________________. Texto jornalístico: importante veículo de comunicação e informação(aula). Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula= 20920>. Acesso em 09/03/2017.

Profª Glauce Antunes e Prof. José Carlos Oliveira expõem o projeto Jornal Escolar aos alunos da Turma 803.
Alunos da Turma 803
Alunos da Turma 803 entrevistam um colega.
Exercício jornalístico: entrevista.
Sala de Informática Educativa: visualização de jornais digitais.

Edição: Prof. José Carlos Oliveira (Sala de Informática Educativa).

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