JUSTIFICATIVA
Pessoas que não são leitoras têm a vida restrita à comunicação oral e
dificilmente ampliam seus horizontes, por ter contato apenas com ideias
próximas das suas, nas conversas com amigos. São os livros, revistas, jornais e
outros suportes, como a internet, que oportunizam o contato com o
desconhecido, com outras épocas e outros lugares e, assim, abrem janelas para o
mundo, “abrem a cabeça”. Por isso, incentivar a formação de leitores e
escritores é tão fundamental no mundo globalizado em que vivemos, é trabalhar
pela sustentabilidade do planeta, garantir a convivência pacífica entre todos e
o respeito à diversidade, no caminho de uma nova cidadania exigida por um mundo
em permanente mudança nas suas escritas, e cada vez mais exigente quanto à
qualidade da leitura.
A função de um texto é levar uma mensagem ao leitor, estabelecer uma
comunicação com ele. Por isso, quem vai redigir utiliza a forma de redação mais
adequada para traduzir os conteúdos que deseja transmitir. Mas, assim como o
autor, o leitor também tem suas intenções ao ler o texto. Portanto, ao usar uma
determinada forma de redação o escritor está procurando harmonizar os seus
interesses aos do leitor, está utilizando a estrutura que melhor traduza esse
duplo interesse. Assim, para se formar leitores e escritores competentes é
necessário um amplo contato com os diferentes gêneros textuais. E o espaço
privilegiado para esse contato é a escola, onde se dá o encontro decisivo entre
a criança/adolescente e a leitura/escrita em todas as áreas do conhecimento.
Neste sentido, entre os objetivos do projeto Jornal Escolar está
o de oportunizar esse contato com os diferentes gêneros textuais, numa
realidade palpável, deslocando o foco do conteúdo curricular abstrato, no
intuito de que a prática escolar passe a focalizar as situações reais da vida
cotidiana e o professor tenha oportunidades imperdíveis de transpor os
objetivos meramente intelectuais e investir na alfabetização emocional,
relacionamento humano, ética, cidadania, educação de valores e tantos outros
aspectos necessários para educação integral, centrada no ser e na realidade,
principalmente no debate dos problemas socioambientais, que estão bem próximos
da nossa escola e da nossa comunidade, e que são tratados pela disciplina
Educação Ambiental, parceira deste projeto.
Sobre a importância de jornais e revistas como mediadores entre a escola
e o mundo, Faria diz que:
“O jornal é também
uma fonte primária de informação, espelha muitos valores e se torna assim um
instrumento importante para o leitor se situar e se inserir na vida social e
profissional. Como apresenta um conjunto dos mais variados conteúdos, preenche
plenamente seu papel de objeto de comunicação. Mas não só, pois como o pontos
de vista costumam ser diferentes e mesmo conflitantes, ele leva o aluno a
conhecer diferentes posturas ideológicas frente a um fato, a tomar posições
fundamentadas e a aprender a respeitar os diferentes pontos de vista,
necessários ao pluralismo numa sociedade democrática”. (FARIA, 2009, p. 11).
Reconhecendo essa importância do jornal, o Liceu Escola Mestre Raimundo
Cardoso já faz uso do jornal como metodologia para promover oportunidades de
informação, educação e comunicação para crianças e adolescentes desde maio de
2009, quando foi publicado o Jornal do Paracuri, criado e editado
pelos alunos com o software Writer, a partir de uma
atividade do Curso Mídias na Educação (realizado na plataforma Proinfo do MEC),
elaborada pelos professores-cursistas José Carlos Oliveira e Elizabeth Torres.
E, nos anos seguintes, outros foram publicados, nos meios impresso e digital -
com a utilização de ferramentas de criação e edição, como Publisher e,
atualmente, Scribus - sempre com o foco na valorização
do Aprender pelo Fazer, desenvolvimento e firmação da capacidade
leitora dos alunos, estímulo à expressão escrita, formação da cidadania,
cultura geral, norma padrão da escrita como ponto de referência para a correção
na produção de textos, desenvolvimento de habilidades para o uso de recursos
tecnológicos na produção textual e na edição de imagens.
REFERÊNCIAS
FARIA, Maria Alice de Oliveira. Como usar o jornal na sala de
aula. 10ª. ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009. 162p.
(Repensando o Ensino).
FERNANDE, Jaiza Helena Moisés. Jornal da escola. Tudo de bom! Disponível
em:
<http://www.mundojovem.com.br/projetos-pedagogicos/projeto-como-criar-um-jornal-escolar>.
Acesso em 09/03/2017.
FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. 4ª ed., 1ª
reimpressão. São Paulo: Contexto, 2012. 128p. (Comunicação).
NEVES, Iara Conceição Bitencourt. et al. (Orgs.). Ler e
escrever: compromisso de todas as áreas. 7ª ed. Porto Alegre: Editora da
UFRGS,2006. 230 p. (Série Educação Continuada).
SANCHO, Juana María. et al. (Org.). Tecnologias para transformar
a educação. Trad.: Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2006. 200p.
SILVA, Mariane Éllen. Aprendendo a estrutura jornalística para
construir o jornal da turma (aula). Disponível em:
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html? aula= 20921>.
Acesso em 09/03/2017.
________________. Texto
jornalístico: importante veículo de comunicação e informação(aula).
Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=
20920>. Acesso em 09/03/2017.
Profª Glauce Antunes e Prof. José Carlos Oliveira expõem o projeto Jornal Escolar aos alunos da Turma 803. |
Alunos da Turma 803 entrevistam um colega. |
Exercício jornalístico: entrevista. |
Sala de Informática Educativa: visualização de jornais digitais. |
Edição: Prof. José Carlos Oliveira (Sala de Informática Educativa).
Parabéns pelo Projeto.
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