sábado, 8 de setembro de 2012

DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO



“A alfabetização e a paz” será o tema do Dia Internacional da Alfabetização 2012, lembrado no dia 8 de setembro. O assunto foi escolhido pela Década da Alfabetização da ONU 2003-2012, com o intuito de demonstrar os múltiplos valores e usos que o aprendizado de ler e escrever traz às pessoas.
Para a Diretora Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova, “a educação dá sustentabilidade para todas as metas de desenvolvimento e a alfabetização é a base de toda a aprendizagem. Fornece a indivíduos as habilidades para entenderem e moldarem o mundo, para participarem de processos democráticos e para terem  voz e fortalecerem suas identidades culturais”. Segundo a UNESCO, o ensino da leitura e escrita contribui para a paz, que facilita  a compreensão do mundo e o respeito das liberdades individuais. (Fonte: http://www.onu.org.br/paz-e-o-tema-do-dia-internacional-da-alfabetizacao-em-2012/).
Alunos da Alfabetização da Educação de Jovens e Adultos do Liceu.
.Profª Beatriz: alfabetização de jovens e adultos.
Profª Roseane: alfabetização de crianças.
Postado por Prof. José Carlos.

ESPECIAL: LIÇÃO DE CASA

Pesquisas comprovam que crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Este especial faz parte da Campanha Lição de Casa e mostra a melhor maneira de acompanhar seu filho no dever de casa

Texto: Beatriz Montesanti e Luciana Fleury; edição: Bettina Monteiro; ilustração: Aline Casassa; edição de arte: Daniela Decourt; design: Luna Fernandes; programação: Rafael Santos. 

Consultoria: Danila Secolim Coser, psicóloga; Heloisa Padilha, educadora e psicopedagoga; Fátima Regina Pires de Assis, professora de graduação e pós-graduação do curso de Psicologia da PUC-SP; Rose Mary Guimarães Rodrigues, docente do curso de Pedagogia da Unitri (Centro Universitário do Triângulo).


                                           Clique aqui: Dicas para ajudar seu filho na hora da lição


                  Clique aqui: Tudo que você precisa saber sobre as tarefas escolares


Postado por Prof. José Carlos.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Comemoração da Semana da Pátria - 2012

     Nos dias 3 e 4 de setembro, o Liceu Escola "Mestre Raimundo Cardoso" comemorou a 
   Semana da Pátria   com a programação abaixo: 
    Atividades desenvolvidas na Biblioteca:
















Postado por Prof. José Carlos.


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Grito da Independência, às margens do Ipiranga.
Óleo sobre tela, de Pedro Américo (1888).
História da Independência do Brasil
A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo.
Causas:
- Vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política;
- Desgaste do sistema de controle econômico, com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil;
- Tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil.
Dia do Fico
- D. Pedro não acatou as determinações feitas pela Coroa Portuguesa que exigia seu retorno para Portugal. Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro negou ao chamado e afirmou que ficaria no Brasil.
Medidas pré independência:
Logo após o Dia do Fico, D. Pedro I tomou várias medidas com o objetivo de preparar o país para o processo de independência:
- Organização a Marinha de Guerra
- Convocou uma Assembleia Constituinte;
- Determinou o retornou das tropas portuguesas;
- Exigiu que todas as medidas tomadas pela Coroa Portuguesa deveriam, antes de entrar em vigor no Brasil, ter a aprovação de D. Pedro.
- Visitou São Paulo e Minas Gerais para acalmar os ânimos, principalmente entre a população, que estavam exaltados em várias regiões.
A Proclamação da Independência
Ao viajar de Santos para São Paulo, D. Pedro recebeu uma carta da Coroa Portuguesa que exigia seu retorno imediato para Portugal e anulava a Constituinte. Diante desta situação, D. Pedro deu seu famoso grito, as margens do riacho Ipiranga: “Independência ou Morte!”
Pós Independência
- D. Pedro I foi coroado imperador do Brasil em dezembro de 1822;
- Portugal reconheceu a independência, exigindo uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas;
- Em algumas regiões do Brasil, principalmente no Nordeste, ocorreram revoltas, comandadas por portugueses, contrárias à independência do Brasil. Estas manifestações foram duramente reprimidas pelas tropas imperiais.

Pesquisa: Rafael e Heloísa (Turma 702)

Postado por Prof. José Carlos.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Memórias Poéticas da Vila Sorriso

A professora Edna Maria dos Santos Cruz, das disciplinas Língua Portuguesa e Literatura, desenvolve, em parceria com vários professores do Liceu, o projeto Memórias Poéticas da Vila Sorriso, que tem como foco a vida e a obra do poeta Antônio Tavernard.

No recente Concurso de Poesia Categoria Professor/SEMEC 2012, apresentou a poesia reproduzida abaixo:

Profª Edna, com seus alunos, nas ruínas da casa do poeta Antônio Tavernard.

Memória da Vila Sorriso
                            Profª Edna Maria dos Santos Cruz

O que restou da bucólica paisagem?
cenário propício aos versos do poeta
O encanto deu lugar ao desencanto.
O que sinaliza o ontem:
Decepções; medo pavor do hoje.
A casa sem porta a quem importa?
Janelas voltadas para o descaso
Há de se... rever os danos...
 ...buscar os sonhos...
 ...pensar na vida...
...  de  contemplar o acaso.

Meus versos diante dos teus?
Imaturos, longe de te alcançar.
Mas, me envolvi na tua História, obra e
 Vida.
Ah! Tavernard... quisera a gente deste lugar
Ao invés dos cultos midiáticos modernos
Cultivar a tradição popular.

A vila que sorriu, agora esmaece e chora a violência e abandono.
Os sobrados antigos desmoronam depredados coitados...
Patrimônio? Memórias?... só em cartões postais.
A Matinta Perera que pena. E o boto sinhá?
A quem encantará na noite de luar.

Icoaraci outrora um tabuleiro de xadrez,
Com ruas e travessas...calçadas com colossais mangueiras.
 Quintais... sapotizeiros, açaizeiros e  bananeiras.
Chalés: retiros hospitaleiros com festas de Carnaval...São João.
Alguidás, patichuly e banhos de cheiro.
Serestas apaixonadas e natais com pastorinhas
A “vila” cresceu sem que tenham acompanhado seus passos e espaços
Tomou rumos enviesados: bairros afogados e transbordados à espera de mentes conscientes...
Compromisso desprovido de má intenção
Afinal de contas teu povo não pode sucumbir
 Sem lutar.

Postado por Prof. José Carlos.